Haters Back Off tenta fazer uma ponte entre YouTube e Netflix

it1hy7pCertas coisas devem permanecer onde estão, diriam nossos pais, tios e/ou avós. Migrar algo de sucesso para outra plataforma requer muito cuidado, pois o que agrada um público num lugar talvez não agrade no outro e os motivos para isso são diversos. Hater Back Off parece ser um viés de confirmação para esse argumento.

Haters Back Off conta a história de origem de Miranda Sings, personagem criada pela atriz Colleen Balinger. Trata-se de uma jovem sem nenhum talento aparente, mas cheia de confiança iniciando seu canal no YouTube afim de mostrar ao mundo seus dotes musicais. Tudo isso com a ajuda do seu tio Jim (Steve Little) e a proteção da mãe Bethany (Angela Kinsey, de The Office). Sua irmã Emily (Francesca Reale) é aparentemente a única pessoa sã da família.

hatersExemplos de produtos do YouTube que tentaram algo fora dele não faltam, mesmo no Brasill. O Porta dos Fundos já se aventurou tanto na TV quanto nos cinemas. Um caso mais recente é o de Kéfera Buchmann do canal 5inco Minutos, carro-chefe da produção É Fada nas telonas. Não podemos nos esquecer também dos (nesse caso bem sucedido financeiramente) livros desses youtubers, principal fonte de renda do mercado literário nacional atualmente.

Mostrar a origem de um personagem do YouTube é uma ideia interessante, mas escolheram errado. Miranda não possui a empatia necessária para sustentar uma série, ao menos não se for escrita dessa forma. Os motivos que a fazem ser popular na rede de streaming do Google não são necessariamente os mesmos que a fariam ter sucesso na Netflix, pelo simples detalhe de tornar a história um romance estruturalmente falando. Arrotar, peidar e outras escrotices não tem sido garantia de sucesso mais em filmes e séries (para a tristeza de Eddie Murphy).

hateHá algumas tentativas válidas a serem consideradas, no entanto. A irmã de Miranda tenta oferecer algum contraponto a toda essa loucura sem sentido que é a história, e às vez ela funciona. A personagem de Angela Kinsey, mãe da protagonista, também tem seus momentos assim como o tio Jim. Mas a conta não fecha.

Claro que isso traz para a série Netlflix uma defesa automaticamente. Odiarmos a série seria dar motivação e argumento para o que se tornou Miranda Sings. Mas não é pra tanto: Haters Back Off é apenas bizarramente esquecível.