Raphael (Ph) Carmo

27 jan, 2021

Séries

Reboot da Hulu do desenho clássico traz piadas sobre cultura pop e EUA

Muitas pessoas na casa dos 20 ou 30 anos tem uma dos nostalgia dos anos 90. A cultura pop está deixando os anos 80 de lado e começando a reviver algumas modas da década seguinte. O reboot de Animaniacs pela Hulu pode ser um desses revivals. O desenho de Steven Spielberg ganhou uma repaginada atualizando as piadas para uma nova geração de jovens e adultos.

Os Animaniacs são três irmãos da espécie... bem, na verdade, que animais eles são nunca foi revelado. De toda forma, os irmãos Yakko, Wakko e Dot vivem na torre da Warner Bros. e se envolvem em situações diversas fazendo uma paródia e homenagem aos antigos desenhos da Warner. Os episódios geralmente são divididos em três segmentos, dois com os personagens principais e geralmente um com os famosos ratos de laboratório Pinky e Cérebro, com suas tentativas frustradas de dominar o mundo.

A nostalgia bate forte já nos primeiros minutos de Animaniacs, mas o show não se resume somente a isso. Muitas piadas e temas foram adaptados e atualizados para os novos tempos. Então, durante os episódios, é comum ver temáticas como feminismo, política internacional e eventuais piadas com Trump. É uma série que entende muito bem as questões atuais e as discute de forma bem responsável. Existe alguns deslizes como em um episódios que eles representam a Rússia de forma super estereotipada, mas acabam criticando os EUA também. Mas também há pérolas como em um curta que eles fazem uma relação bizarra entre homens que sentam de perna aberta e mansplanning. 

Dito isso, por mais que crianças podem se divertir com o humor físico e situações nonsense, fica claro que o desenho tem como público principal os adultos. Os episódios geralmente são recheados de piadas envolvendo cultura pop, Hollywood e política americana. O foco na cultura americana pode ser uma grande barreira para os brasileiros, bem como a quantidade exorbitante de piadas envolvendo jogos de palavras. Fico muito curioso para ver como a tradução para português vai ficar e tenho certa pena de quem terá esse trabalho. De toda forma, acredito que muitas piadas vão se perder ou terão que ser totalmente adaptadas.

Apesar de ter segmentos bem divertidos, os curtas com Pinky e Cérebro de vez em quando ficam um pouco repetitivos, por ter sempre a mesma estrutura. O destaque fica para os episódios que tentam mudar um pouco a fórmula colocando os personagens em épocas e mundos diferentes, incluindo um episódio com um dragão ator parodiando Benedict Cumberbatch.

O remake de Animaniacs da Hulu consegue trazer nostalgia e se adaptar para os novos tempos. O destaque fica para os momentos em que eles quebram a quarta parede e fazem piadas com temas atuais do cinema e da política. É aquele tipo de obra que fica em um liminar muito fino entre o infantil e o adulto, tendo um público-alvo muito específico. Dito isso, fico feliz em ver que a série já foi renovada para uma segunda temporada que vai sair em 2021. Fica a dica também para evitar maratonar quando sair por aqui, é um desenho que funciona melhor vendo um episódio por dia, como era nos tempos da TV Globinho ou no programa da Angélica.

Deixe um comentário