The Last of Us 1a temporada hbo max The Last of Us 1a temporada hbo max

The Last of Us apresenta surto apocalíptico através de um fungo real

Logo de cara, a introdução da série The Last of Us aproveita para contextualizar sobre a infecção que será fagulha para o drama pós-apocalíptico na trama.

Craig Mazin e Neil Druckmann, os criadores da série, trouxeram uma explicação lógica sobre Cordyceps, um fungo real, mas usado com uma boa imaginação aqui.

O que é o Cordyceps?

Cordyceps, com o nome científico Ophiocordyceps unilateralis, é um gênero de fungos ascomicetos com grande variedade e que infecta artrópodes em nossa realidade – principalmente formigas. Com função parasita, o fungo se aloja no corpo do inseto e vai prejudicando suas funções motoras e nervosas, causando a morte do organismo infectado.

Após o ciclo de incubação, que dura três semanas, o fungo irá soltar esporos, na expectativa de que encontrem um novo inseto. O Cordyceps pode ser encontrado no Brasil, mas a sua infecção nos humanos não é real. A BBC produziu um documentário sobre a ação do fungo, lançado em 2006.

The Last of Us

O fungo em The Last of Us

O fungo, no entanto, não conseguiria se desenvolver em animais de sangue quente, como os humanos. Além de termos anticorpos que ajudariam na defesa. Na série, é dito que, com o aumento das temperaturas da Terra, ampliada pela ação humana, o Cordyceps sofreria uma mutação capaz de infectar os seres humanos. O que inicia as pandemia global e destruição da sociedade como a conhecemos.

No gênero de mortos-vivos, o vírus mata o indivíduo e o transforma em algo selvagem. Em The Last of Us, a selvageria continua, mas o fungo mantém o indivíduo vivo, com sua neurologia afetada e buscando infectar o máximo de pessoas através da mordida.

Desde o primeiro episódio, é mostrado que o processo de desenvolvimento da infecção é mais visceral, onde o Cordyceps vai consumindo o humano, transformando-o em um “fungo humano”.

Possivelmente, os amputados que aparecem na zona de quarentena sejam pessoas que perderam partes do corpo para que a infecção não os matasse. Algo que também é visto em The Walking Dead, por exemplo.

No jogo, a infecção se dá por duas formas: mordida e esporos. Contudo, Druckmann já comentou que não veremos a infecção por esporos após o surto.

Na série, veremos os dois estágios mais perturbadores da infecção. A primeira é com o Estalador (ou Clicker), que ocorre após um ano e o fungo já cobriu parte da cabeça, causando cegueira, mas lhe dando uma força alta e habilidade de localização por som.

A segunda aparece após anos de infecção, com uma camada grossa de fungos cobrindo todo o corpo, transformando-o em um Verme (ou Baiacu), liberando esporos a todo momento.


Estrelada por Pedro Pascal como Joel e Bella Ramsey como Ellie, a série acompanha a jornada de dois personagens em um mundo pós apocalíptico e brutal condenado pela infecção de um fungo que controla as pessoas.

The Last of Us está em exibição na HBO Max.