A Casa do Dragão: Quem foi Meleys, a dragão-fêmea de Rhaenys A Casa do Dragão: Quem foi Meleys, a dragão-fêmea de Rhaenys

A Casa do Dragão: Quem foi Meleys, a dragão-fêmea de Rhaenys

O texto abaixo contém um pouco da história de personagens apresentados na série da HBO, com spoilers

No quarto episódio da segunda temporada de A Casa do Dragão, ocorre a primeira grande batalha pela coroa de Westeros, trazendo um impacto significativo para ambos os lados da guerra civil Targaryen.

Neste episódio, um dos principais destaques é a batalha em Pouso de Gralhas, onde Meleys, a velha dragão montado por Rhaenys Targaryen, a “Rainha que Nunca Foi”, interpretada por Eve Best, encontra seu fim. Confira a história de Meleys:

Meleys, foi uma dragão-fêmea de escamas escarlates, pelas quais recebeu o apelido de “Rainha Vermelha”. Com as membranas de suas asas cor-de-rosa, e sua crista, chifres e garras brilhando como cobre, a dragão-fêmea era considerada um dos mais velozes de Westeros. Embora esteja em uma idade mais avançada quando apresentada em “Sangue e Fogo” e “A Casa do Dragão, continuava temível quando despertada.

A primeira montadora de Meleys foi a Princesa Alyssa Targaryen, filha do Rei Jaehaerys. Alyssa chegou a levar seu filho Viserys, de apenas nove dias, para voar em Meleys, amarrado ao seu peito. Ela repetiu o feito com Daemon quinze dias após seu nascimento. Quando a princesa morreu por complicações do parto, Meleys ficou três anos sem um cavaleiro. Meleys foi então reivindicada por Rhaenys Targaryen. Rhaenys era neta do Rei Jaehaerys I e uma das pretendentes ao trono durante a Dança dos Dragões. Sua reivindicação ao trono foi contestada, mas ela permaneceu uma figura central durante a guerra civil.

A Dança dos Dragões

Durante a Dança dos Dragões, a guerra civil Targaryen que dividiu a casa em facções rivais, Meleys e Rhaenys lutaram bravamente ao lado dos negros, que apoiavam Rhaenyra Targaryen como herdeira legítima ao trono de ferro.

A Casa do Dragão: Quem foi Meleys, a dragão-fêmea de Rhaenys
Divulgação: HBO

Batalha de Pouso de Gralhas

Um dos momentos mais significativos para Meleys durante a guerra foi a Batalha de Pouso de Gralhas. Rhaenys e Meleys foram enviadas para apoiar Lorde Staunton, enfrentando balistas e flechas inimigas, às quais responderam com uma chuva de fogo, eliminando cerca de 800 soldados. A batalha se tornou ainda mais intensa quando Aegon, montado em Sunfyre, e Aemond, montado em Vhagar, se juntaram ao combate. Rhaenys avançou corajosamente, atacando Sunfyre e quase arrancando uma de suas asas. No entanto, Vhagar desceu sobre eles, causando a queda dos três dragões.

Meleys foi gravemente ferida e despedaçada pela queda, e o corpo carbonizado de Rhaenys foi encontrado ao lado da carcaça de seu dragão. Sunfyre ficou imobilizado, e Aegon sofreu queimaduras graves.

O Legado da Rainha Vermelha

Meleys, a Rainha Vermelha, é lembrada como uma das dragões mais majestosos e poderosos da era Targaryen. Sua morte, juntamente com a de Rhaenys, foi um golpe significativo para os negros durante a Dança dos Dragões. A bravura e a lealdade de Meleys são um testemunho do vínculo profundo entre dragões e seus cavaleiros Targaryen.

A história de Meleys destaca a complexidade e a intensidade da guerra civil Targaryen, bem como a importância dos dragões no equilíbrio de poder em Westeros. A lenda da Rainha Vermelha continua a ser uma parte crucial do rico universo criado por George R.R. Martin.

A Casa do Dragão: Quem foi Meleys, a dragão-fêmea de Rhaenys
Divulgação: HBO

O quinto episódio de “A Casa do Dragão” irá ao ar no próximo domingo, 14, pela Max e HBO.