Parece até fofoca (e até seja), mas, na manhã desta quarta-feira (4), George R.R. Martin, autor de “As Crônicas de Gelo & Fogo”, fez críticas à segunda temporada da série A Casa do Dragão em seu blog pessoal.
Martin destacou algumas mudanças na adaptação, especialmente relacionadas à sequência “Sangue & Queijo”, visto no primeiro episódio “Um Filho por Um Filho”, e à eliminação do príncipe Maelor, o que, segundo o autor, enfraqueceu a narrativa e comprometeu futuras tramas da série.
“Ele é uma criança pequena, não tem uma linha de diálogo, não faz nada de importante além de morrer… mas onde, quando e como [ele morre], isso importa. Perder Maelor enfraqueceu o final da sequência de Sangue e Queijo, mas também nos custou a cena de Bitterbridge com todo seu horror e heroísmo, minou a motivação para o suicídio de Helaena, e isso por sua vez enviou milhares para as ruas e becos, gritando por justiça para sua rainha ‘assassinada’. Nada disso é essencial, eu suponho… mas tudo isso serve a um propósito, tudo ajuda a amarrar as linhas da história, então uma coisa segue a outra de uma maneira lógica e convincente”, escreveu.
Embora tenha argumentado contra essas alterações com o co-criador Ryan Condal, Martin acabou concordando devido a razões práticas apresentadas pela produção.
“Quando Ryan Condal me contou o que ele pretendia fazer, há muito tempo (provavelmente em 2022), eu argumentei contra isso por todas essas razões. No entanto, não argumentei por muito tempo, nem com muita intensidade. Senti que a mudança enfraqueceu a sequência, mas apenas um pouco. E Ryan tinha razões práticas para isso; eles não queriam lidar com a escalação de outra criança, especialmente uma criança de dois anos. Crianças tão pequenas inevitavelmente atrasariam a produção, e haveria implicações no orçamento. O orçamento já era uma questão em ‘A Casa do Dragão’, então fazia sentido economizar dinheiro onde fosse possível. Além disso, Ryan me garantiu que não estávamos perdendo o Príncipe Maelor, apenas adiando sua aparição. A Rainha Helaena ainda poderia dar à luz a ele na terceira temporada, presumivelmente após engravidar no final da segunda temporada. Isso fez sentido para mim, então retirei minhas objeções e aceitei a mudança.”
Pouco após publicar o texto, a postagem foi apagada, e a HBO emitiu uma nota defendendo a visão criativa dos criadores da série. Confira:
“Existem poucas pessoas tão fãs de George R.R. Martin e seu livro ‘Fogo & Sangue’ quanto a equipe criativa de ‘A Casa do Dragão’, tanto na produção quanto na HBO. Normalmente, ao adaptar um livro para as telas, com formato e limitações próprias, o showrunner acaba sendo obrigado a fazer escolhas difíceis sobre os personagens e histórias que o público acompanhará. Acreditamos que Ryan Condal e sua equipe fizeram um trabalho extraordinário e os milhões de fãs que a série acumulou ao longo das duas primeiras temporadas continuarão a aproveitá-la.”
Enquanto a terceira temporada de “A Casa do Dragão” segue em desenvolvimento, a HBO está trabalhando O Cavaleiro dos Sete Reinos, outra produção derivada dos livros de George R. R. Martin.
via Deadline.