A partir do dia 6 de janeiro, A Grande Orquestra do Mundo, originalmente uma série especial, passa a fazer parte da grade regular da Rádio Cultura FM (103,3). Apresentado pelo ator e radialista Chico Carvalho, o programa vai ao ar às quintas-feiras, às 23h, com reprise aos sábados, às 9h.
Idealizado a princípio como um espaço de diálogo entre a estética do teatro ocidental e o universo sonoro, desta vez a aposta recai inteiramente sobre Shakespeare e sua dramaturgia de temática histórica. Com leituras de trechos das obras, comentários e paralelos musicais, A Grande Orquestra do Mundo oferece ao ouvinte a oportunidade de escutar as palavras do maior poeta de todos os tempos.
O que Shakespeare tem a ver com rádio?
O rádio separa o emissor do destinatário, mas é uma separação curiosa: ao mesmo tempo em que distancia, também estabelece um laço estreito. A impossibilidade de enxergar, de usar a visão – que é o mais racional dos nossos sentidos -, abre espaço para um tipo de percepção igualmente essencial aos espetáculos teatrais: a imaginação. O som é incompleto da mesma maneira como a palavra emitida pelo ator no palco. Som e palavra são parceiros quando o assunto é acessar o interlocutor em seu repertório particular de experiências e exigir dele uma participação ativa naquilo em que toma parte.
Em cada um dos episódios de A Grande Orquestra do Mundo, o ouvinte pode entrar em contato com uma dramaturgia que deposita essencialmente na emanação da palavra todo o seu valor. Além disso, por intermédio de uma fábula de cenários e personagens, Shakespeare convida o público a compreender que as angústias e ansiedades que movem o homem permanecem as mesmas a despeito da geografia e da passagem dos anos.