Neste dia do podcast, nosso desejo é de que a mídia cresça cada vez mais. Então que tal um programa da Kéfera?

Dia 21 de Outubro é a data escolhida para se comemorar o Dia do Podcast, uma plataforma midiática relativamente nova no Brasil (11 anos) que tem como principal atrativo a informalidade e praticidade para se consumir um programa através do áudio. Mas nem tudo são flores, e é prudente afirmar que dificilmente um profissional possa sustentar sua família trabalhando com podcast, e isso se dá por motivos diversos. Exemplos como Nerdcast são uma exceção nesse cenário, onde nem sempre a qualidade é refletida em recompensa financeira. Sendo assim, é necessário novos movimentos para impulsionar a mídia como um todo (eles estão acontecendo, e falaremos sobre eles num outro momento).

Com quase 10 milhões de inscritos no YouTube, Kéfera também foi um sucesso nas livrarias onde seu livro “Muito Mais Que 5inco Minutos” vendeu mais de 300 mil exemplares, já o segundo “Tá Gravando. E Agora?” (Editora Paralela) liderou a lista dos mais vendidos logo no lançamento.

Do outro lado do oceano virtual, a atriz e youtuber Kéfera Buchmann tem passado por momentos difíceis. Alguns veículos noticiaram seu hiato no canal 5inco Minutos do YouTube, de forma até pretensiosa, chegando a relacionar seus problemas com uma possível depressão (algo que ela já desmentiu). Às vezes falta um tanto de prudência aos nossos jornalistas, mas é fato que seu canal está parado e ela vai voltar a produzir conteúdo pra ele quando bem entender.

Então porque não um podcast da Kéfera? Ela já se aventurou em outras plataformas com aparente sucesso como livros (no topo das vendas nacionais) e filmes com o atual “É Fada!“. Sua presença na podosfera atrairia milhões de expectadores para a mídia, possibilitando a essas pessoas conhecerem mais programas, ou até mesmo criarem os seus! Ao mesmo tempo, a própria Kéfera se tornaria uma artista ainda mais plural. O podcast é flexível para permitir um programa tanto longo quanto curto (pode até relacionar com o nome 5inco Minutos mas em áudio). Opções de formato não faltam.

photoPara os haters de plantão, não cabe julgar se o conteúdo da Kéfera é relevante ou não. Se milhões de pessoas a seguem é muito provável que para essas pessoas seu conteúdo seja sim importante ou agradável. Sem contar que ela já possui experiência com áudio: esteve à frente do programa Boa na Pan, da rádio Jovem Pan FM Curitiba, e já dublou um personagem para a Disney em Big Hero 6.

Vai na fé, Kéfera! Monte seu podcast, o benefício será mútuo! Prometo ouvir os primeiros 20 programas em apoio, mesmo não sendo consumidor do seu conteúdo em outras plataformas. É só mandar o endereço do feed. Pode entrar em contato caso não saiba o que é isso.

Feliz Dia do Podcast a todos!