O surrealismo de Tina Yu | Arte

64
Tina Yu
Processed with VSCO with al3 preset

Se há algo que gosto muito de fazer no YouTube, além de assistir a vídeos sobre educação financeira, é ver conteúdo de artistas criando. Talvez porque seja relaxante, talvez para compensar minha falta de habilidade com as mãos. Foi numa dessas que por um acaso acabei encontrando o canal da artista chinesa Tina Yu, e aí a paixão foi instantânea.

Tina é graduada em design gráfico e começou a se interessar por escultura ainda na graduação, aprendendo sozinha o passo a passo. Em 2016, já formada, começou a trabalhar como artista freelancer, fazendo suas esculturas não apenas para venda, como também para exposições, prints e outros produtos. Atualmente, além disso, Tina mantém uma conta no Patreon, onde ensina tutoriais e técnicas para os seus apoiadores, algo que, segundo ela, fez falta no início da sua jornada.

Os principais materiais que ela usa são cerâmica plástica, que é similar ao famoso biscuit, mas mais maleável e leve que este, e massa epóxi. Em média, a artista demora cerca de um mês ou mais para produzir as suas peças e acaba fazendo cerca de duas ou três ao mesmo tempo, sempre em temáticas de fantasia. São animais, figuras femininas, criaturas que transitam entre os dois mundos, com cores pastéis e muito brilho.

Assistir aos vídeos do canal da Tina, que infelizmente não são muitos, é uma experiência quase hipnotizante. Nem sempre ela mostra as falhas ou os pequenos acidentes que acontecem no percurso de uma escultura, como dedos machucados, e o material disponível gratuitamente não mostra todo o processo de concepção das peças. Mesmo assim, vale a pena dedicar cerca de vinte minutos para ver uma massa ganhar vida nas mãos da artista, em um cenário delicado e com uma trilha sonora lo-fi deliciosa.

Se você se interessou pela Tina Yu, pode encontrar mais detalhes sobre a artista na sua conta no Instagram.

Continue no CosmoNerd para mais novidades, listas e análises da cultura pop, geek e nerd. Aproveite para nos seguir em todas as redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e Youtube) para não perder nenhuma novidade.