Outros

Guerra de Robôs em Guarulhos terá combates eletrizantes com transmissão ao vivo

Edipo Pereira

18 out, 2017

Público poderá conferir via streaming na fanpage Destroybots mais de 170 máquinas preparadas para destruir seus oponentes com seis câmeras exclusivas

De 6 a 14 de novembro, a Anhanguera de Guarulhos vai sediar a tradicional competição de robótica, com os mesmos padrões e regras internacionais da Robot Fighting League "Standard Ruleset", competição norte americana que é referência mundial. A 15ª edição da Guerra de Robôs terá como tema DestroyBots e combates eletrizantes de mais de 170 máquinas preparadas para destruir seus oponentes. Robôs criados pelos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia da Computação e Engenharia de Produção disputam cada combate com força, estratégia e agilidade em uma arena retangular e de superfície lisa com 2,8 metros de comprimento.

Nessa edição haverá o Combate Featherweight Destroyer, inspirado na famosa competição norte americana BattleBots. Robôs controlados sem fio (wireless), com dimensões de até 50cm x 60cm x 50cm e peso de até 13,6 quilos, utilizarão armas como lança chamas, serra elétrica, rolo compressor, disco de corte, dentre outros dispositivos.

Outra categoria que agita o evento é o Robô Sumô de Combate com fio. (dimensões de 40 cm x 40 cm x 40 cm e peso de até 9 quilos). As máquinas utilizarão armas de baixo poder de destruição (sistemas de alavancas com controles pneumáticos ou eletropneumáticos) para derrotar o adversário. Já na categoria Robô Sumo de Combate sem Fio, as máquinas, com dimensão de até 45 cm x 45 cm x 45 cm e peso de até 12 quilos, usarão armas de baixo poder de destruição (sistemas de alavancas com controle por motores elétricos) para tirar o oponente da arena.

"Todas essas atrações serão transmitidas ao vivo via streaming na página http://www.facebook.com/destroybots/, com seis câmeras exclusivas", avisa o coordenador dos cursos de Engenharia da Anhanguera de Guarulhos, professor Wagner Marques Rossini.

Personagens famosos também fazem parte da atração, interpretados pelo professor Rossini. O docente já se caracterizou de Batman, Homem Aranha, Robô Bumblebee, personagem carismático do filme Transformes, Darth Vader, principal vilão da série Star Wars, Homem Aranha, Superman e Jason. Para esta edição, o personagem ainda é suspense. "Todos os anos os alunos esperam ansiosos para ver no que irei me transformar, o que instiga ainda mais a curiosidade e o interesse pelo evento", conta.

A 15ª Guerra de Robôs da Anhanguera de Guarulhos é gratuita e aberta ao público. Interessados em assistir as competições podem comparecer ao campus I da instituição, localizado na Rua do Rosário, 300, no Centro.

As regras
Uma arena retangular receberá mais de 170 robôs, preparados para entrar em choque contra o adversário. Na fase classificatória vencerá quem tirar o outro do tatame no tempo de um minuto e, em caso de empate, vencerá o de menor peso. Quando houver vitória a equipe ganhará três pontos, e em caso de empate será atribuído um ponto para cada equipe. Na fase eliminatória (oitavas de finais, quartas de finais e semifinais), as disputas serão realizadas em menos de três rounds. Se ocorrer parada dos dois robôs no tatame, será disparado um tempo de 30 segundos. Ao término, vence o de menor peso.

Na final, a disputa será realizada em menos de cinco rounds. Se ocorrer parada dos dois robôs no tatame será disparado um tempo de 30 segundos, ao término, vence o de menor peso. Se o combate for finalizado com os dois robôs no tatame, vence o de menor peso. Se robô estiver fora dos padrões, de acordo com o regulamento, será desclassificado por W.O.

Além da construção das máquinas, os estudantes são avaliados pelos docentes por meio de apresentação prévia, com detalhamento de métodos e materiais utilizados; protótipo do robô, contendo chassi, motores, dispositivos e mecanismos de combate e itens de segurança; apresentação do robô, para averiguação de medidas, mobilidade, força, peso e comunicação; relatório completo do projeto com o desenvolvimento do projeto mecânico e eletroeletrônico, resultados, conclusão, referencias bibliográficas e artigo técnico.

AGENDA
Anhanguera de Guarulhos | 15ª Guerra de Robôs
Datas: 6 a 14 de novembro
Horário: das 19h às 23h
Data: 9 de novembro
Horário: das 8h às 11h40
Local: Anhanguera de Guarulhos
Rua do Rosário, 300 – Centro

Deixe um comentário