A Disney, a Epic Games (Fortnite), o McDonald’s e a Nestlé retiram publicidades do Youtube após acusações que o site incentiva o comportamento de pedófilos.
A treta começou quando o youtuber Matt Watson apontou que existe uma deep weeb (que não é tão deep assim) dentro do Youtube de pedófilos que comentam atrocidades abusivas em vídeos de crianças e adolescentes se exibindo de forma inocente. Confira o vídeo em inglês com legendas em português:
Watson também denuncia que o algoritmo do Youtube incentiva esse tipo de comportamento por indicar novos vídeos com o mesmo conteúdo. Os pedófilos marcam a minutagem dos vídeos em que aparece a calcinha das crianças ou outras posições que deveriam ser inocentes mas que são consideradas eróticas por eles. Em alguns comentários existem até links para sites de pedofilia. O mais absurdo é que muitos desses vídeos são até monetizados pelo Youtube.
O youtuber brasileiro Felipe Neto também fez um vídeo inspirado por Watson denunciando a mesma prática, confira:
Ambos vídeos mostram que, com poucos cliques, você entra em um buraco no Youtube onde diversos vídeos de crianças dançando ou brincando são recomendados a você.
Em um comunicado oficial feito na Variety, o Youtube informou que vai deletar os canais sobre o assunto e os comentários nos vídeos. A empresa também informou que todos os anunciantes vão receber seu dinheiro de volta.
Essa não é a única polêmica envolvendo crianças no Youtube, usuários do Reddit denunciaram a um tempo atrás vídeos com atores interpretando personagens famosos como Elsa, Homem-Aranha e Coringa com comportamentos violentos e algumas vezes sexuais. Existem milhares de vídeos desses no Youtube feitos por canais diversos e todos eles são feitos para que as crianças vejam um atrás do outro, mais uma vez tendo ajuda do algoritmo do Youtube. Esse fato foi chamado de Elsagate e já foi noticiado em diversos sites.