Acordo possibilita a realização do curso Talentos do Futuro em Tecnologia e foi anunciado em evento sobre os setores da economia que mais crescem e o mercado de trabalho

A JPMorgan Chase Foundation e a Arcos Dorados, que opera a marca McDonald´s na América Latina, anunciam parceria para preparar mais de 200 jovens com idades entre 17 e 29 anos no curso Talentos do Futuro em Tecnologia. Mais da metade dos participantes serão funcionários da Arcos Dorados.

O conteúdo, destinado aos jovens com ensino médio concluído ou estudantes do 3º ano do ensino médio, será ministrado pelo Instituto da Oportunidade Social (IOS), organização sem fins lucrativos que trabalha em prol da inclusão de jovens e pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Durante toda a duração do curso (10 meses), os funcionários da Arcos Dourados e demais alunos, aprenderão conteúdo técnico em Tecnologia da Informação, como programação e linguagens de sistemas, aliado ao desenvolvimento de competências socioemocionais. Os jovens também estarão em contato com especialistas de diferentes empresas que compartilharão suas experiências de carreira na área.

“Nosso objetivo é apoiar estes jovens em sua formação e entrada no mercado de Tecnologia. Poder contar com a expertise de nossos parceiros Arcos Dorados e IOS é essencial para garantir esta oportunidade de transformação”, diz José Berenguer, CEO do J.P. Morgan Brasil.

A parceria foi oficialmente anunciada no evento “New Skills at Work: Skills Development Driving Economic Growth” (Novas Habilidades no Trabalho: desenvolvimento das habilidades conduzindo o crescimento econômico), também título da pesquisa realizada pela AS/COA (Americas Society/Concil of the Americas e Fundação Getúlio Vargas que identifica os setores de alto crescimento no estado de São Paulo, suas necessidades por talento e o descasamento de habilidades que enfrentam. O evento aconteceu em 11 de maio, no Hotel Tivoli em São Paulo, e contou com painéis de acadêmicos e líderes empresariais de diversos setores.

Segundo o CEO da Arcos Dorados, Sergio Alonso, “no mundo, 21 milhões de jovens estão desempregados e desse total, 13,9% estão na América Latina. Na região, somente 50% dos jovens até 24 anos trabalha e desse total, apenas 22% estão em empregos formais. E isso impacta no abandono escolar, entre outros fatores. Pela grande capilaridade de nossa empresa e experiência em contratar jovens (são mais de 75 mil jovens que têm seu primeiro emprego conosco), queremos dar suporte e mudar essa realidade”, diz o executivo, que emenda: “Estamos muito contentes por facilitar a esses jovens o acesso ao curso e estamos seguros de que eles serão grandes exemplos dentro da organização”.

Para Lyana Latorre, Diretora de Engajamento e Responsabilidade Social da Arcos Dorados, “A iniciativa com a JPMorgan Chase Foundation e o IOS é um exemplo de como podemos preparar mais e melhor nossos funcionários. “Parcerias como essa e capacitação em nossa McDonald´s University são as  ferramentas que usaremos para mudar a realidade do emprego juvenil na região”.

“O mercado de tecnologia possui demanda crescente de equipes qualificadas. O Talentos do Futuro possui alto valor técnico, possibilitando crescimento profissional a estes jovens”, conta Kelly Lopes, superintendente do IOS. Em 2015, mais de 10 mil vagas em tecnologia foram anunciadas em apenas um dos principais sites de vagas de emprego do país.

O curso Talentos do Futuro em Tecnologia é gratuito e tem duração de 10 meses. As aulas acontecem diariamente, com turmas nos períodos da manhã, tarde e noite na sede da ONG, em Santana, na Zona Norte de SP, onde as inscrições são realizadas.

Para a inscrição é necessário levar RG e CPF, comprovante de escolaridade, e de Residência (água, luz e telefone – levar os três) diretamente na sede do IOS, na Rua Alferes Magalhães 256 – próximo ao metrô Santana.