Podcast para auxiliar na educação dos filhos

468

Preocupado com a educação dos filhos? Podcast neles!

Recentemente o presidente Fora Temer, junto com o ministro da educação Mendonça Filho, adotou medidas questionáveis para a educação, como a não obrigatoriedade de algumas matérias como Artes e Educação Física. A chiadeira foi razoável, uns acreditam ser uma medida muito extrema, outros são a favor das decisões tomaras com a devida consulta ao ‘educador’ Alexandre Frota.

Sendo bem justo, é clara a falta de interesse de qualquer governo (seja federal, estadual e até municipal) em investir na educação de forma inteligente, eficaz e honesta. Mesmo a gestão Dilma e Lula sofreram com críticas a respeito.

Dessa forma, elaboramos uma lista com alguns canais de podcasts de excelente qualidade informativa, que podem ser usadas para apresentar nossos filhos a novos temas, ou até mesmo complementar o que já aprendem na escola. Até porque não é todo mundo que pode pagar uma escola particular para os filhos (algumas não possuem o devido conteúdo mesmo sendo pagas, pra falar a verdade):

1. Mamilos

O podcast da empatia. Apresentado por Juliana Wallauer e Cris Barts, é um programa que aborda “de peito aberto” questões polêmicas como aborto, religião e política, ponderando todos os lados possíveis da discussão. Excelente para o devido preparo antes de um vestibular ou mesmo a prova do ENEM, onde a nota da redação tem peso decisivo.

2. Anticast / Projeto Humanos

Grande atrativo para fãs de design, o Anticast é apresentado por Ivan Mizanzuk. No começo o programa era para ser baseado em design, mas a abrangência cresceu tanto que hoje em dia o host fala sobre assuntos diversos como política, literatura, história, filmes etc. Já o Projeto Humanos é uma aula de narrativa jornalística, tendo tratado na 1ª temporada sobre a Segunda Guerra Mundial (inclusive entrevistando uma sobrevivente do Holocaustro), e a 2ª temporada sobre a Síria e todo seu contexto com o Estado Islâmico e a origem desse tipo de terrorismo.

3. Xadrez Verbal / Fronteiras Invisíveis do futebol

Felipe Figueiredo e Matias são os apresentadores desse programa sobre política internacional. Segundo o próprio Felipe, o objetivo do Xadrez Verbal é suprir uma deficiência na grande imprensa nacional a respeito da cobertura sobre os desdobramentos dos diversos problemas recorrentes além da fronteira nacional, tendo como base os preceitos diplomáticos. Já o Fronteiras tem bem pouco de futebol apesar do nome, se concentrando muito mais nos aspectos geopolíticos.

4. Nerdcast

A razão de existência da maioria dos podcasts no Brasil, o Nerdcast é o programa em áudio do site Jovem Nerd. Sua proposta é de sempre brincar com a cultura pop, o que também é uma das justificativas para tratarem de qualquer assunto. Há os programas específicos de história, profissões, empreendedorismo, e indo para fora dos podcast, o Nerdologia no YouTube. Para isso possuem uma equipe de primeira com cientistas, historiadores, e os nerds mais famosos do Brasil ávidos por conhecimento.

5. Mario Sergio Cortella – Escola da Vida e Academia CBN

O lendário professor Mario Sergio Cortella não é exatamente um podcaster, mas a programação da rádio CBN é quase toda disponibilizada via feed para os amantes da mídia. Em seu programa diário de 2 minutos, ele faz reflexões e análises sensíveis sobre o ser humano, suas emoções e características, sempre com excelentes referências literárias. Em Escola da Vida, ele conversa sobre educação, cidadania e aperfeiçoamento do ensino.

6. Naruhodo!

Novidade na “família B9” de podcasts, o Naruhodo é apresentado por Ken Fujioka e Altay de Souza. De curta duração, o programa trata desde curiosidades banas como “por que o CD tem o tamanho que tem?” como também coisas mais importantes na escola como “a some de números positivos pode dar um negativo?”. Ótimo para rápidos aprendizados.