Como economizar na compra de um celular novo

324

O preço é um dos principais fatores na decisão de compra de um smartphone. Saiba como economizar na compra de um celular novo com dicas práticas

Pensando em comprar um celular novo? Um dos fatores que mais influenciam os consumidores na hora de tomar uma decisão de compra é o preço. Saiba que com algumas dicas simples é possível economizar e levar um bom smartphone para casa. Assim, você faz uma compra consciente sem comprometer o orçamento.

como-economizar-na-compra-de-um-celular-ou-smartphone
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay.

Faça uma boa pesquisa de preços e lojas

Quando começar a procurar por um celular novo que caiba no orçamento, a dica principal é fazer uma pesquisa completa por lojas diferentes e conferir os modelos que cada uma oferece.

Uma forma de ter mais praticidade nessa busca é com os folhetos online. Sites como Porta Folhetos disponibilizam encartes de várias lojas que vendem celulares com preços variados. O usuário que fizer uma boa pesquisa pode encontrar modelos que contam com diferentes funcionalidades e valores atrativos. Ofertas de celulares nas Lojas Cem, como o Motorola One Macro a partir de R$1.100, podem ser boas opções para quem procura custo-benefício.

Outra vantagem dos encartes virtuais é que é possível ficar por dentro de promoções de curta duração de uma loja. Como muitas ofertas costumam ocorrer no período de somente uma semana, visualizar os folhetos online pode ser fundamental para encontrar preços especiais com descontos atrativos.

Evite comprar smartphones recém-lançados

Todos os anos, as maiores fabricantes de smartphones do mundo realizam lançamentos de seus novos produtos, seja em feiras internacionais ou em grandes campanhas publicitárias. Esses produtos também costumam contar com alguma inovação na tecnologia, o que faz com que eles ganhem um diferencial competitivo, e claro, um preço mais alto.

Entretanto, assim que entra um novo produto, os modelos “antigos” tem uma queda no seu preço. De acordo com uma pesquisa realizada pelo comparador Zoom, divulgada pelo Portal Tecmundo, o preço de smartphones mais antigos chegam a cair até 20% após o anúncio de lançamento de uma mesma marca.

Agora, se você não quiser comprar um modelo anterior ao lançamento, a dica é aguardar para comprar. Muitos smartphones baixam seu valor de mercado a partir de 6 meses de vendas para o público geral, já que deixam de ser “novidades”. Esse momento representa uma ótima oportunidade para fazer sua compra.

Use alertas de preços nos sites de comparação

Um dos recursos que toda pessoa que quer economizar precisa utilizar é o alerta de preço, presente na maioria dos sites de comparação de valores, como o Zoom ou Buscapé. Basicamente, são avisos que você pode configurar para ser notificado caso o celular desejado atinja o preço que você pode pagar.

Na prática, o usuário acessa um site de comparação de preços, pesquisa pelo modelo de celular que quer adquirir e clica na opção de criar alerta na página do produto. A plataforma vai enviar um aviso por e-mail assim que o preço chegar no patamar desejado. Isso ajuda o consumidor a manter-se sempre atualizado dos preços especiais, independente da loja que o produto for vendido.

Aproveite as promoções sazonais

Black Friday, Natal, Dia dos Namorados: essas são apenas algumas datas comemorativas do comércio brasileiro em que o smartphone pode ganhar um desconto atrativo. Se você está em um período próximo a qualquer dia promocional, espere para conferir se as lojas vão oferecer preços mais baixos.

Muitas marcas também realizam “saldões” quando comemoram aniversários e essa é mais uma data especial que você pode levar em consideração. Lembre-se que o comércio sempre planeja dias de ofertas para incentivar o consumidor a fechar negócio, outros bons momentos para realizar a compra.

Encontre opiniões de outros consumidores

Muitas vezes, escolhemos um produto somente com base no preço oferecido na loja, mas esquecemos que esse mesmo produto pode apresentar defeitos que vão onerar muito mais dinheiro. Se você fez sua pesquisa e encontrou um celular por um preço atrativo, procure na internet por opiniões de outros consumidores. Afinal, se alguém identificou algum problema, certamente terá compartilhado a informação.

Saber desse tipo de feedback ajuda a fazer uma escolha melhor e evitar comprar um produto de qualidade inferior somente por conta do marketing realizado, pelo preço ou pelo apelo das imagens publicitárias.

Dica extra: considere comprar um smartphone usado

Em algumas situações, não podemos esperar pelo melhor momento de comprar um celular, especialmente em emergências. Nesses casos, a saída para economizar é comprar um smartphone usado. Muitas lojas online comercializam equipamentos que foram devolvidos por consumidores arrependidos da compra ou pouco usados, e que após passar por uma análise, podem ser vendidos com garantia.

Estar atento às promoções, fazer uma boa pesquisa e levar em conta os relatos dos consumidores são dicas infalíveis para quem quer comprar um smartphone novo, sem gastar tanto dinheiro.

Publicidade