5 Personagens autistas da Cultura Pop

0

Hoje, dia 2 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O Autismo é um transtorno que causa dificuldade de comunicação, dificuldade com interações sociais, interesses obsessivos e comportamentos repetitivos. Para ajudar a na conscientização e para mostrar que autistas podem ter uma vida comum, trazemos uma lista de alguns personagens autistas da cultura pop, alguns desses aposto que você nem sabia.

5. Reed Richards / Sr. Fantástico (Marvel)

    Uma boa forma de começar essa lista é trazer uma das mentes mais brilhantes do universo Marvel e mostrar que mesmo com o autismo o personagem consegue ser um gênio. A confirmação veio de uma hq de 2012 que é um pouco problemática, infelizmente. Nela, Reed se auto diagnostica com autismo e procura uma cura para a condição, seria muito melhor como mensagem se o personagem aceitasse o transtorno mostrando formas de viver com ele.

4. Raymond “Ray” Babbitt (Rain Man)

Talvez o personagem autista mais famoso do cinema, o Rain Man de Dustin Hoffman é um gênio que protagoniza junto com Tom Cruise esse drama familiar em Las Vegas. Duas atuações maravilhosas que merecem ser apreciadas.

3. Billy Cranston / Ranger Azul (Power Rangers)

A nova versão dos Power Rangers do filme de 2017 inovou trazendo o ranger azul como negro e também com autismo, sendo um dos personagens mais divertidos e interessantes da trama. O Billy é o clássico gênio introspectivo e medroso mas que consegue ter coragem quando preciso.

2. River Wyles (To The  Moon)

Apesar de ser algo somente mostrado lá para o meio da trama, não é segredo que a personagem River Wyles é autista ou tem algum transtorno psicológico. A forma como a narrativa trata isso no jogo é genial e uma das representações mais sutis e melancólicas da condição que já vi em uma obra audiovisual. Que não jogou ainda, vão atrás desse jogo porque ele é fantástico.

1. Symmetra (Overwatch)

Essa foi uma que me deixou surpreso. Mas pensando bem faz todo sentido com a diversidade de personagens e o sentimento global que o jogo da Blizzard quer trazer. Symmetra é uma indiana que usa uma mistura de magia e tecnologia para criar equipamentos e tem uma inclinação para a padronização e balanceamento, como diz seu nome.