5 maneiras de se proteger de crimes cibernéticos

25

O cibercrime é uma ameaça contínua que afeta milhões de jovens em todo o mundo. Embora, quando falamos de crimes cibernéticos, o hacking de informações seja o que ocorre como o primeiro pensamento em nossas mentes. No entanto, hoje em dia há muito mais no cibercrime e isso pode ter um forte efeito no bem-estar emocional de um indivíduo. Com muito avanço na tecnologia, os crimes cibernéticos também evoluíram e continuam incomodando milhões em todo o mundo. As coisas podem piorar se você não souber nada sobre esse conceito e se tornar vítima dos predadores online. Aqui estão algumas maneiras de se proteger do crime cibernético:

5. Sempre use senhas fortes

Se você usa frequentemente um site por qualquer motivo, é imperativo que você altere as senhas repetidamente. Isso reduzirá as chances de sua conta de mídia social ser invadida. Especialmente quando você usa sites de comércio eletrônico para comprar produtos on-line, há uma grande chance de um hacker roubar os detalhes do seu cartão de crédito. Portanto, é melhor aceitar senhas fortes e alterá-las com muita frequência. Defina uma senha, que é uma combinação de letras, numerais e símbolos diferentes.

4. Limite sua aparência de mídia social

Para não esquecer, um hacker moderno está melhor em seu trabalho do que nunca, por isso é crucial que você desenvolva uma pele espessa para se proteger online. Se você é um usuário de mídia social, deve alterar suas configurações e limitar sua privacidade. Quanto mais informações houver para o público ver, maiores serão as chances de sua conta ser invadida. Por exemplo, se você postar com frequência as fotos de seus animais de estimação favoritos e disponibilizar as postagens para o público, isso será uma intrusão de sua privacidade online.

3. Use um software antivírus forte

Hoje, o software antivírus está melhor do que nunca e pode facilmente organizar todos os tipos de lixo de seus dispositivos técnicos. Especialmente com golpes de phishing e ataques de ransomware em ascensão, tornou-se crucial para todos instalarem software antivírus de primeira linha. Se você não tem experiência prática no uso de software antivírus antes, pode ler as opiniões dos clientes abaixo de um software para conhecer os prós e os contras de usá-lo. Após a instalação do software antivírus, é melhor se você conectar suas contas de email a ele.

2. Eduque-se sobre a Internet

Apesar de muita conscientização estar lá fora, muitas pessoas ainda não sabem os contras de usar a Internet e a tecnologia. A maneira mais fácil de evitar esses problemas é educar-nos sobre os perigos da internet. Eduque todos em sua casa sobre os prós e os contras de fazer parte do mundo digital. Por exemplo, se você tiver adolescentes em sua casa, visite espionar whatsapp para saber sobre as interações on-line. Os jovens geralmente são a primeira escolha de predadores on-line porque são fáceis de manipular.

1. Saiba o que fazer em caso de ataque

Embora muitas pessoas não se abram sobre serem atacadas na internet, você deve reunir coragem e consultar um profissional que possa orientá-lo no caminho certo. Em um caso sério, você deve se reportar ao FBI. No entanto, se você tiver profissionais de TI de alto nível em sua empresa, poderá entrar em contato com eles a tempo. Nunca caia na armadilha de um ataque de ransomware, porque você nunca pode escapar disso. Às vezes, mesmo após o pagamento das taxas de resgate, não há garantia se você receberá a chave de criptografia de volta.