Um planeta que orbita a estrela mais próxima ao nosso sistema solar pode estar coberto por oceanos, é o que afirmaram cientistas do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS).
Proxima Centauri é a estrela mais próxima a nós depois do sol, O planeta chamado Proxima b, orbita dentro de uma zona “habitável” da sua estrela, localizada a “apenas” 4,2 anos-luz da Terra, não está nem muito longe da sua estrela para ser um planeta congelado, nem muito próximo para ser insuportavelmente quente. Uma equipe de pesquisadores, incluindo astrofísicos do CNRS, calcularam o tamanho do planeta nomeado Proxima b, assim como as propriedades de sua superfície, e concluíram que este pode ser um “planeta de oceanos” semelhante à Terra.
Pelos cálculos o planeta deve ter uma massa de cerca de 1,3 vezes a da Terra e que orbita a cerca de 7,5 milhões de km da sua estrela que é cerca de um décimo da distância a que orbita Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol no nosso sistema.
“Ao contrário do que se poderia esperar, tal proximidade não significa necessariamente que a superfície do Proxima b seja muito quente” para a água ferver, disse um comunicado do CNRS. A estrela Proxima Centauri é menor e mil vezes mais fraca do que o nosso Sol, o que significa que o Proxima b está exatamente na distância certa para as condições serem potencialmente habitáveis.
“O planeta pode muito bem conter água líquida em sua superfície e, portanto, também algumas formas de vida”, disse o comunicado.
Se existir água na superfície, ela corresponde a 0,05% da massa total do planeta, indicou a equipe. Percentual parecido com o da Terra, em que essa porcentagem é de 0,02%.
“Neste caso, o Proxima b seria coberto por um único oceano líquido, de 200 km de profundidade”, disse o CNRS.
“Em ambos os casos, poderia haver uma atmosfera fina e gasosa cercando o planeta, como na Terra, tornando o Proxima b potencialmente habitável”, anunciou o instituto.
No ritmo que destruímos nossa querida Terra o Próxima b pode ser nosso Plano b para escaparmos da extinção.