eventos-home-office
Outros

Melhores ferramentas para eventos online

CosmoNerd

23 set, 2019

Inovação é a palavra de ordem para quem vai apresentar qualquer projeto, seja ele uma ideia para alguma empresa, ou até mesmo um trabalho para a faculdade. 

Hoje em dia, graças a Computação em Nuvem e também ao milagre da multiplicação de plataformas streaming, é possível inovar na realização de eventos como palestras, reuniões, congressos e até apresentações e shows artísticos. 

Pois é, estamos na era dos webinários, os famosos seminários via web. Com a utilização de determinadas tecnologias, é possível participar de um webinário e assistir a um evento sem sair de casa, visualizando tudo pelo seu notebook ou  smartphone.

Por outro lado, dependendo da plataforma e do objetivo, as pessoas poderão ouvir o evento, pois os podcasts - transmissão de conteúdo em áudio via web – também estão aí para inovar a abordagem dos eventos online.

Além disso, não dá para deixar de notar o quanto os eventos online é uma metodologia inovadora para qualquer projeto. Logo abaixo veremos alguns dos benefícios mais evidentes da tecnologia usada em favor dos eventos. 

Economia criativa

Já pensou no quanto você irá poupar em não gastar com o aluguel de um salão, nem com um equipamento de som? Pois então, um evento online proporciona essa comodidade. Você usa algo inovador sem necessitar abrir demais a carteira.

Facilidade para os participantes

Se antes uma cidade, um país, ou quem sabe até um oceano, poderiam separar o evento de alguém que tinha vontade de participar, isso muda de figura diante da tecnologia streaming.

Engajamento com a marca

Assim como o registro de domínio é fundamental para conferir credibilidade e profissionalismo ao site de uma empresa, ideias práticas e inovadoras também auxiliam nesse processo.

Lembrando que se ainda não tem o seu domínio registrado você pode facilmente registrar na: https://www.hostinger.com.br/registro-de-dominio

Entretanto, você já se perguntou se há algo mais prático e inovador do que divulgar uma promoção ou produto por meio de um grande evento online? 

Para fazer parte do evento, a distância deixa de ser um empecilho. Por isso, bastam alguns cliques – aliados, obviamente, com uma boa conexão de internet – para que o conteúdo esteja à disposição do participante. 

A criação de um evento online

Se um evento online traz facilidades e benefícios para quem participa, como fazer para criar e organizar um? É fato que algo tão inovador tem por trás ferramentas que proporcionam esse tipo de inovação.

A maioria delas é intuitiva e facilita ao máximo as ações do usuário, bem como trazem alguns recursos que são úteis para o sucesso do projeto, como, por exemplo, agenda, lista de convidados e elaboração de certificados.

Sendo assim, vamos ver abaixo algumas das tecnologias que permitem a criação e o planejamento de webinários e podcasts de forma profissional. 

ClickMeeting

Essa ferramenta possibilita que os usuários realizem as inscrições por meio de seus perfis nas redes sociais. Convenhamos, na atual época em que praticamente as pessoas respiram redes sociais 24h por dia, essa ideia é muito bem-vinda. 

Além disso, o ClickMeeeting também possui recursos excelentes para os apresentadores e palestrantes do evento, pois apresenta a opção de desenhar diretamente na tela.

Outros benefícios que essa tecnologia traz para quem quer criar um evento online são o envio personalizado de convites e também a elaboração de um webinário inicial, onde é possível compartilhar arquivos para os participantes antes da transmissão começar.  

GoToWebinar

Esta é uma ferramenta que traz várias funcionalidades para a transmissão de vídeos online. Ela também possibilita inovar na sua apresentação por meio de um recurso chamado de GoToStage.

Esse recurso permite gravar e fazer o upload do material em vídeo com um público integrado que pesquisa o conteúdo.

Outro recurso interessante é que a ferramenta permite mensurar alguns dados relevantes para o seu trabalho, como, por exemplo, audiência, grau de engajamento e outros elementos que podem ser muito úteis para empresas.

Buzzsprout

No entanto, e quando o evento online é conteúdo de áudio? Nesse caso entra em cena o Buzzsprout. Essa é uma tecnologia online que possibilita gravar, editar e enviar um podcast a partir do próprio desktop. 

O usuário tem condições de gravar material de até 2h e hospedar o podcast por até 90 dias de maneira gratuita, porém é necessário pagar se desejar permanecer mais tempo. 

O Buzzsprout também oferece análises para o usuário saber como os ouvintes estão assimilando o conteúdo. Isso é muito interessante para mensurar os resultados reais do seu evento. 

Outra vantagem da ferramenta é proporcionar a alternativa de migrar podcasts antigos e também a possibilidade dos usuários assinarem o seu podcast por meio da ferramenta iTunes.

SoundCloud

Em termos de conteúdo de áudio na internet, o SoundCloud é uma das ferramentas mais conhecidas e, além de ser muito usado por músicos, ele também pode dar uma mãozinha para quem quer criar um evento online.

O SoundCloud possibilita realizar o upload de 3h de áudio gratuitamente. Porém, para mais de 3h é preciso pagar diferentes planos. É interessante avisar que essa ferramenta está disponível para plataformas iOS e Android.

Conclusão

A ideia do evento online, seja para fins empresariais, acadêmicos ou culturais, consegue unir o útil ao agradável, sendo inovador e ao mesmo tempo prático e fácil para os usuários.

Portanto, como nos dias de hoje a tecnologia streaming está aí para permitir a criatividade fluir e disseminar conteúdo diversificado, é interessante utilizar tais ferramentas para os seus projetos.

Deixe um comentário