kpop
Colunas

Como fãs de Kpop comemoram o aniversário dos idols

Evelyn Batista Silva

16 maio, 2021

Com muitas coisas acontecendo no mundo, algo que ganhou grande reconhecimento é a força que os fãs de Kpop têm, e o que eles conseguem quando decidem investir seu tempo em determinada coisa, que vai desde fazer um ato para homenagear seu artista favorito até movimentos ambientais e políticos em nome deles.

Toda vez que o aniversário de um artista coreano está próximo, seus fãs fazem movimentações pesadas para essa data que é tão importante para eles.

A divulgação começa nos perfis oficiais dos fandoms nas redes sociais. Os administradores das contas divulgam as ações, que podem ser diversas coisas, grandes outdoors em grandes cidades até a compra de uma estrela.

Quando é para anunciar o aniversário, grandes pôsteres em estações do metrô, outdoors, ônibus e prédios é a maneira mais comum de parabenizar o artista. Ano passado, por exemplo, no aniversário do Jaehyun, membro do NCT, suas fãs colocaram em um dos telões da Times Square em Nova York uma imagem desejando feliz aniversário para o Idol. Outros artistas, como Kang Daniel e membros do BTS também já tiveram seus rostos estampados na Times Square.

Outra maneira de parabenizar os artistas do Kpop é o envio de presentes, muitas vezes luxuosos e cartões de felicitações. É comum, quando os artistas recebem os presentes, tirar fotos e colocar em suas redes sociais para agradecer, como o ator Lee Minho fez uma vez, quando colocou uma foto de sua sala lotada de presentes.

Alguns artistas recusam os presentes. Por receberem diversos destes, não só no seu aniversário, mas também em dias de apresentação, quando vão para outros países ou aleatoriamente, suas casas ficam cheias. Xiumin, do EXO, foi um dos artistas que pediram para que enviassem amor e apoio, no lugar de gastar com presentes.

Doações para ONGs também fazem parte dos presentes. Os fã-clubes fazem vaquinhas para arrecadar quantias para doações em nome dos artistas. Esse tipo de ação não acontece apenas no aniversário do artista. Ano passado, durante o movimento Black Lives Matter, o grupo BTS fez uma generosa doação ao movimento, e seu fã-clube, Armys, também arrecadou 1 milhão de dólares em 24 horas.

Durante as queimadas recentes na floresta Amazônica, alguns fã-clubes, como o do MAMAMOO aqui no Brasil, também fizeram doações.

Adoção também já foi um meio de presentear um Idol. Em 2018, Armys adotaram um tigre como presente de aniversário de V, do BTS. O World Wildlife Fund é uma organização que preserva espécies de animais em perigo de extinção, e foi através dessa organização que um tigre Amur foi preservado, por meio dessa adoção. Em 2016, em nome de Chanyeol do EXO, seus fãs adotaram animais como girafas, tigres e tubarões.

As adoções são maneiras de ajudar a preservar a vida selvagem, e mesmo estando em nome dos artistas, eles não os criam, vale a pena deixar isso claro.

Enfim, essas são algumas das maneiras que os fãs de Kpop homenageiam seus artistas favoritos, além de todo o apoio e amor que eles dão diariamente através das redes sociais.

Deixe um comentário