Existe algo na cultura de fãs sul-coreanos que, hoje, afeta vários artistas e que, ao pararmos para pensar, não é a melhor forma de demonstrar como você se sente em relação a algo que seu grupo, artista ou cantor favorito fez ou faz. Do que se trata? Do terrivelmente prejudicial Black Ocean. O mais recente ocorreu na KCON, em agosto deste ano, em Los Angeles.
Para quem é fã de artistas internacionais ou já viu algum vídeo de um show na internet, sabe que durante os concertos é comum os fãs levantarem um lightstick, um acessório personalizado daquele artista, capaz de refletir uma cor que o represente. Assim, todo o local do show é iluminado pelos fãs, que podem criar projetos e apresentações para os artistas usando os lightsticks.
Então, se durante uma apresentação nenhuma luz está acesa, isso caracteriza um Black Ocean. Mas por que esse movimento acontece? Existem mais de um motivo para que as lightsticks fiquem apagadas durante o show.
A primeira razão é a insatisfação com algo que o grupo ou um membro fez, como no caso do Black Ocean durante uma apresentação de um integrante do grupo EXO em 2022, após ele anunciar que iria se casar e sua noiva estava grávida. Fanwars também é um motivo para uma situação dessa e costumam acontecer durante festivais de música, onde vários grupos se apresentam e, consequentemente, fãs de diferentes grupos estão presentes. Foi o que aconteceu com o BTS em 2016, quando as EXO-Ls, fandom do grupo EXO, estavam em “guerra” com as Armys, fandom do BTS.
Outra razão é quando fãs de outros grupos não aceitam o sucesso de um grupo diferente. Isso ocorreu no início da carreira de grande sucesso do grupo TWICE – que virão ao Brasil em breve.
Grupos como Girls Generation, Seventeen, Lovelyz e T-Ara já tiveram que se apresentar diante de uma plateia enorme, silenciosa e escura. Além de manter todas as luzes apagadas, a multidão permaneceu em silêncio completo, e muitas vezes até mesmo viraram de costas para o palco.
O Black Ocean afeta muito o grupo para o qual esse movimento é direcionado, causando um abalo durante a apresentação, prejudicando as vendas de produtos e a popularidade. Até mesmo o fim de um grupo pode ser resultado desse movimento. Assim, é uma situação muito prejudicial e uma das partes obscuras do mundo K-pop, e pior, organizado e arquitetado por fãs que deveriam proteger e apoiar seus artistas favoritos, usando um objeto pensado para demonstrar apoio e amor para com os cantores.