namoro na coreia namoro na coreia

A cultura de namoro da Coreia do Sul

Existem aplicativos de namoro na Coreia do Sul? Eles usam Tinder ou Grindr? Qual é o aplicativo de namoro/encontro mais usado no país? Essas podem ser perguntas que nunca passaram pela sua cabeça, mas que, com certeza, agora que você começou a ler, deve estar se perguntando. Será que na Coreia, tão purista, cheia de tabus, o costume de encontros e namoro é como aqui no Brasil?

Quatro são as maneiras de se ter um encontro por lá e algumas já conhecemos, pois são representadas em K-dramas, K-filmes, mesmo em filmes hollywoodianos, e pasmem, brasileiros também. Agora é a hora de saber a terminologia que representa cada maneira de tentar encontrar o seu par.

O primeiro é o 소개팅 (sogaeting), ou no bom e conhecido português, encontro às cegas, é o método mais comum no país do kimchi. Imagine estar andando na rua do centro da sua cidade, ou caminhando pelo shopping com seus amigos e do nada, uma pessoa para e pergunta o seu número pois achou você interessante. Estranho, não? Na Coreia do Sul, essa prática é muito comum, e a pessoa vai e pede o número no KakaoTalk – aplicativo de mensagens mais utilizado no país.

Mas para apresentar o conceito original e mais comum dessa modalidade de encontros, devo dizer que o sogaeting é na verdade quando um(a) amigo(a), mãe, tia ou avó diz que conheceu alguém que seria o seu par ideal. É então que temos nosso encontro às cegas, que não é tão às cegas assim, já que a outra pessoa pode lhe mostrar as fotos do par ideal antes de você aceitar ir ao encontro.

Outra modalidade de encontro é o 미팅 (meeting) – literalmente encontro -, em que você ou um de seus amigos conhece outro grupo de amigos e todos decidem fazer um encontrão, para talvez, de lá, quem sabe, formar casais entre eles. O objetivo principal não é esse, os meetings são mais para se desestressar, curtir com os amigos, conhecer pessoas novas. Tanto que essas reuniões de diversão acontecem em salões de jogos de arcade e bares.

O 맞선 (matsun) tem uma vibe parecida com o sogaeting. O significado dessa palavra é casamenteiro(a), e é quando uma pessoa é realmente contratada para encontrar o seu par perfeito. E como o matsun se relaciona com o sogaeting? Bom, simplesmente porque, apesar dos coreanos contratarem outras pessoas para encontrar alguém, a verdade é que existem algumas pessoas que podem fazer isso de graça. Quem são? Aquelas tias e avós que já não aguentam mais ficar perguntando quando você vai encontrar alguém e decidem lhe dar opções.

O último estilo de encontros, e que não é tão comum, é o 번개팅 (bungaeting). Quem mais usa essa ferramenta para marcar de sair com alguém são os mais novos, e nós aqui do Brasil conhecemos muito bem. A palavra 번개 significa relâmpago e ajuda muito no entendimento, pois quem recorre aos aplicativos para encontrar alguém para sair – o bungaeting – quer encontrar algo rapidamente e marcar logo todos os detalhes. Às vezes esperar que alguém lhe ofereça um encontro pode demorar ou pode sair caro – se a pessoa seguir o estilo matsun.

Mas onde esses encontros acontecem? Bom, se você já assistiu algum K-drama nos streamings, provavelmente deve ter visto por lá. Cafeterias são os lugares perfeitos para um encontro, visto que muitos destes acontecem durante a tarde, e por serem lugares públicos, dá pra fugir se não estiver indo bem.