Todo mundo sabe que a indústria do kpop é supercompetitiva, mesmo que nem se interessem por esse mundo. E por que isso é importante? Segue o fio!
Como já dito em outro post, sobre como alguns idols são escolhidos pela empresa, qualquer um que chamar a atenção dos recrutadores nas ruas podem ser escolhidos. Essa escolha pode ser para já começar em uma formação que está treinando para estrear, para treinar e vir a estrear algum dia – ou não, ou para fazer uma audição para saber se tem o talento necessário para entrar na empresa e, futuramente, fazer a grande estreia.
No meio de tanto grupo nascendo, algumas empresas quiseram inovar, ou até mesmo ganhar mais em cima dos idols antes mesmo desses estrearem nos palcos. Dessa forma, nasceram os programas de competição, no qual somente os melhores seriam escolhidos para fazer parte de um grupo e começar sua carreira de idol com uma fanbase já estabelecida. Alguns dos grupos que temos hoje nos diversos palcos de programas musicais, e no coração de muitas pessoas, foram formados dessa maneira.
Nesses programas, os integrantes são apresentados, depois participam de missões para provar o seu talento e que merecem estar no grupo a ser formado. Há uma bancada de ‘mestres’ – pessoas do entretenimento, como coreógrafos, cantores ou treinadores vocais – que também participam, e suas funções são a de ajudá-los no crescimento, mas também julgá-los. O público também tem a sua parte, e muitas vezes pode votar nos que mais gostam, ou ajudar a julgar o merecimento de quem está sendo avaliado.
Esse método hoje em dia é muito mais comum, e diversos grupos já foram criados com o monitoramento dos fãs, como aconteceu aqui no Brasil anos atrás com os grupos Rouge e Br’oz.
Curiosos para saber quais grupos assim nasceram? Confira essa lista bacanuda com oito grupos que eu aposto que muitos de vocês não sabem que foram formados através de programas de competição.