018: Doppelbock da Votus é indispensável para fãs de café e cerveja

0
32
018 cervejaria votus doppelbock café santo grão

Na última quinta-feira, dia 18 de julho, tivemos a oportunidade de degustar o mais novo lançamento da Cervejaria Votus: a 018, uma Doppelbock com adição de café. Podemos adiantar o spoiler aqui e dizer que é uma ótima cerveja, seja pelo seu enquadramento num tradicional estilo alemão, o diferencial em usar café de uma forma que agrega qualidade ao produto e até mesmo pela condição climática atual do Sul e Sudeste brasileiro, onde o frio deixa esse estilo ainda mais convidativo.

doppelbock votus 018

O evento aconteceu no Empório Frei Caneca Bebidas do Mundo, localizado no Shopping Frei Caneca, em São Paulo. É um local agradável para procurar cervejas, vinhos e outras bebidas (incluindo os rótulos da Votus).

É interessante como certas coisas acontecem. Há um ano, a bola da vez na Votus era a deliciosa 017, uma Imperial Stout com café adicionado no lauter, processo de fabricação que antecede a fervura. Foi comercializando esse rótulo com o Santo Grão que a cervejaria adquiriu ainda mais conhecimento para aproveitar o café em suas receitas, surgindo assim a 018, uma Doppelbock com adição de café no final do processo de fervura do mosto.

O estilo Doppelbock por si só já possui boas informações para os degustadores, e a versão da Votus não faz feio: no aroma, um presença licorosa e maltada que se estende ao sabor, dando bastante equilíbrio entre o dulçor caramelado e o amargor. Desse modo, temos uma cerveja com bom drinkability apesar dos 8,5% de ABV.

A adição de café chega como um ilustre convidado numa festa que já estava muito boa, trazendo ainda mais informações e se destacando no aroma e sabor. Um belo trabalho de Keiko Sato que selecionou e torrou os grãos, assinando essa receita junto com Flávio Athayde da Votus.

Harmoniza com que?

As indicações de harmonização para esse estilo são bastante amplas, indo desde carne suína em pratos elaborados até rizoto de gorgonzola. Para ressaltar o café no paladar, uma boa dica são alimentos doces como damasco e uvas, que faziam parte da tábua de frios no evento da Votus.

emporio frei caneca
Salame e presunto parma também caem muito bem com a Doppelbock

Copo indicado:

copo tulipa
Tulipa

 

Ficha técnica:

Nome: Votus Nº 018
Estilo: Doppelbock
Baixa Fermentação (Lager)
8,5% ABV