CASACOR 2025 - Foto Fran Parente CASACOR 2025 - Foto Fran Parente

CASACOR SP estreia na próxima terça (27)

CASACOR São Paulo , principal evento da maior plataforma cultural de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas, abre suas portas na próxima terça-feira, 27 de maio, e segue até 3 de agosto em um novo endereço: o Parque da Água Branca. Com o tema ” Semear Sonhos “, a 38ª edição da mostra se instala em um espaço de 10.161m² de área construída dentro de um parque urbano com 137 mil metros quadrados de remanescentes da Mata Atlântica preservados.

Inaugurado em 1929 e tombado como patrimônio histórico, o Parque da Água Branca é um refúgio natural em meio ao ritmo acelerado da cidade, oferecendo uma rara fusão entre natureza, cultura e arquitetura. Esse cenário inspirado será palco para mais de 70 ambientes contratados, entre estúdios, lofts, casas, jardins, operações de gastronomia, lojas e instalações artísticas. O circuito também conta com espaços como salas, home offices, cozinhas, livings, lavanderias, banheiros unissex com área familiar e outras soluções criativas que dialogam com os novos modos de morar e viver.

Para André Secchin, Diretor Geral da CASACOR , a edição deste ano representa uma nova fase para o evento:

“ A 38ª CASACOR São Paulo vai surpreender o público ao ocupar um espaço tão simbólico da cidade. Ao trazer uma mostra para o Parque da Água Branca, damos um passo além no nosso compromisso de nos conectarmos com a cultura brasileira e com o meio ambiente. A proposta é ampliar o olhar para a arquitetura como uma forma de construir relações humanas. É um convite para viver a cidade de um jeito mais sensível, onde história, natureza e criatividade caminham juntas .”

Tema e elenco

‘Semear Sonhos’ , tema desta edição, fundamenta-se em três eixos: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes. O primeiro é um convite à reflexão sobre a capacidade de sonhar coletivamente e criar um futuro sustentável, que guie as ações humanas com harmonia e colaboração com a natureza.

O segundo pilar destaca a integração entre o urbano e o natural, promovendo cidades como ecossistemas vivos que desafiam a separação entre o ambiente construído e a natureza. A proposta é criar cidades que funcionem como florestas. Por fim, o terceiro eixo foca a colaboração entre diversas disciplinas e culturas. A transdisciplinaridade é apresentada como essencial para desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis que conectem áreas como arquitetura, engenharia, biologia e ciências sociais.

Para transformar o tema em projetos incomuns, a CASACOR reuniu um elenco multidisciplinar que terá o desafio de usar sua criatividade para responder à complexidade dos tempos atuais.

A edição de 2025 reunirá profissionais renomados do mercado e apresentará projetos de Ana Maria Vieira Santos, Dado Castello Branco Arquitetura, Paola Ribeiro Interiores, João Armentano (AARQ Arquitetura), Marina Linhares, Bruno Carvalho (BC Arquitetos), Mauricio Arruda Design, Gisele Taranto Arquitetura e Léo Shehtman.

Paisagismo

O paisagismo será um dos grandes destaques desta edição, com projetos assinados por Gilberto Elkis, do escritório Elkis Paisagismo, Roberto Riscala Paisagismo, Mônica Costa Paisagismo, a dupla Catê Poli e João Jadão, Luciano Zanardo do Zanardo Paisagismo e os estreantes Simone Campos Paisagismo, Paula Varga Paisagismo e o Denis Bessa do escritório Musgo.

Retornos

Entre os profissionais e escritórios que retornarão à CASACOR em 2025 estão Luciana Moreno Arquitetura, Daniela Funari Arquitetura, Gabriel Rosa Arquitetura, Natan Gil Arquitetura, Beatriz Quinelato Arquitetura, Vanessa Martins (SALA2 Arquitetura), Felipe Fichberg e Eloy Fichberg (Fichberg Arquitetura e Interiores), Kesley Santiago (Artek Arquitetura e Design), Henrique Freneda, Otto Felix (Studio Otto Felix), Paula Neder Arquitetura, Rodolfo Consoli Arquitetura, Gleuse Ferreira Arquitetura, Romário Rodrigues Arquitetos, Tufi Mousse Arquitetura e Gabriel Fernandes.

Estreias

Pela primeira vez na CASACOR São Paulo participam Leda Simões, a dupla André Bastos e Pedro Luiz de Marqui, Letícia Figueiredo e Priscila Sunao do escritório Traço 8 Arquitetura & Interiores, Giovanni Vespe Arquitetura, Larissa Perna do La Rous Studio Arquitetura e Interiores, Marta Martins, a dupla Carlos Navero e Melissa Camargo, Fernanda Zulzke Interiores, Marcos Serrano Miralles Arquitetura, Marília Aguiar Junqueira do MAJ Arquitetura, Felipe Carolo Arquitetura, Daniel de Castro Cunha Arquitetura e Interiores, Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto do escritório Meneghisso & Pasquotto, as arquitetas Anike Tomanik e Kalyn Diegues, do escritório de arquitetura Lá na Teka.

A presença de profissionais do Rio de Janeiro se consolida ainda mais com Pedro Coimbra e Jackson Tinoco, João Panaggio do escritório Panaggio Arquitetura. Representando o Espírito Santo estão Renzo Cerqueira e Daniela Andrade Arquitetura. Já o Rio Grande do Norte será representado por Rodra Cunha, da Rodraarq. Representando o interior de São Paulo, Ribeirão Preto, estão a dupla Fabrício Frezza e Gabriel Figueiredo, do escritório Frezza & Figueiredo Arquitetura e Interiores e o Rafael Granero Arquitetura. Minas Gerais será representada pelo arquiteto Lui Costa. Já Goiás será representado por Expedito Bezerra e Lucas Panobianco do Bezerra Panobianco. A capital do Brasil, será representada pelos sócios Monica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga do escritório MAAI Arquitetura.

Entre os jovens talentos desta edição as revelações estão a arquiteta Yara Elias do Lynhas Arquitetura e Nicholas Oher e Paloma Bresolin da OHMADesign.

A CASACOR São Paulo 2025 acontecerá no Parque da Água Branca (Rua Dona Ana Pimentel, 37), entre os dias 27 de maio e 3 de agosto . O evento conta com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) e do Governo do Estado de São Paulo . A 38ª edição com patrocínio master da Deca ; Banco Oficial BRB ; Carro Oficial Peugeot ; Tinta Oficial Coral ; além dos patrocinadores locais Duratex e Brastemp . Conta também com apoio local da Portinari e parceria midiática com a revista Veja .

Visitação e compra de ingressos

A CASACOR São Paulo mantém sua agenda de visitação programada, onde o visitante deve escolher o dia e a hora em que deseja visitar a mostra e no ato da compra, atentar a esse detalhe, pois há tolerância máxima de 15 minutos para entrada no evento. A venda de ingressos acontece por meio do aplicativo CASACOR, no site oficial da mostra ou na bilheteria do evento, mediante disponibilidade.

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2025

Onde: Parque da Água Branca, Rua Dona Ana Pimentel, 37

Quando: 27 de maio a 03 de agosto de 2025

Horário de funcionamento:

Terça a domingo* das 11h às 19h

*fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário. A visita poderá acontecer até às 21h.

Horário de funcionamento do evento:

Terça a domingo das 11h às 21h