Os astros disseram: o novo filme de Larissa Manoela, a comédia Tá escrito, é realmente divertido. A história começa com Alice (Larissa Manoela), uma leonina apaixonada por astronomia que tem medo de palco, de falar em público e, de acordo com todos ao redor, é apenas uma pessoa mediana. Todas as pessoas ao seu redor são o estereótipo escrachado dos seus signos, menos ela, que parece ser o contrário. Até que um dia ela recebe um caderno misterioso que possui algumas regras, em que teoricamente Alice poderia controlar as previsões astrológicas e torná-las reais.
A partir daí, a garota utiliza o seu poder de forma egoísta para conseguir reconquistar seu ex-namorado sagitariano, que lhe deu um pé na bunda para ficar com uma mulher famosa e ser agenciado pela mesma empresa que agencia a arqui-inimiga da protagonista, sua prima, que parece focar demais em se vingar dela sempre que pode. É claro que usar um objeto desses de forma a ter ganhos próprios ia dar errado, e ela vai ter que se virar nos trinta para resolver os problemas que criou, não somente na própria vida, mas na de todo mundo.
O filme é bem trabalhado nesses clichês do que são cada signo, explorando as características marcantes de cada um para dá-los aos personagens. É bem interessante como isso é feito ao longo da narrativa, produzindo momentos engraçados e desconcertantes. A história também possui toda a faceta da nova juventude, viciada em redes sociais, que seguem influencers e acham que podem comandar a vida destes, mas deixando-os ditar o que é legal ou não na internet, o que vai ser trend topics da semana ou não, quais causas lutar ou não.
E esticando um pouco os temas centrais, podemos enxergar muito ali a auto-imagem que criamos para nós mesmos, o desejo de termos mais sucesso dentro das telas do que fora delas, esquecendo as nossas próprias personalidades e nos submetendo a coisas que achamos que pessoas que nem conhecemos podem gostar em troca de likes. Há uma solidão no mundo atual que é encoberto por todo brilho e glamour que o mundo virtual apresenta, desconectando as pessoas da realidade. De certa forma, a visão das astrologia no filme funcionaria dessa forma, no qual a protagonista de Tá escrito veria todo mundo de forma superficial, muito restrito ao que o signo dita. E todo mundo sabe que ler um mapa astral é complexo!
Os visuais, cenários e diálogos são todos bem “moderninhos”, com aqueles looks instagramáveis, quartos e ambientes ricamente decorados de forma jovem e que pareça espontâneo, de forma a ganhar os jovens pelos olhos e pela vontade de estar ali também, com a protagonista. Larissa Manoela consegue se conectar bem com esse público, até porque basicamente cresceu com ele, usando seu carisma para dar vida a Alice de forma cômica.
Vale bastante a pena ir para um rolê leve, para rir e não pensar em nada por um tempinho. Tá escrito estreia dia 7 de dezembro de 2023.