Opinanerd

Spin-off de How I Met Your Mother: apenas sigam a vida

Charles Luis Castro

16 dez, 2016

Os grandes estúdios de cinema e TV possuem algo em comum: não costumam largar o osso. Se carros dirigidos por pessoas furiosas e robôs gigantes se digladiando fazem dinheiro, nasce uma franquia. Se uma série possui um público fiel, apesar de vários anos e uma clara queda de qualidade da história, deixa o jogo seguir por mais um tempo. Esse é o mundo dos negócios.

How I Met Your Mother possui um público fiel, mesmo após dois anos da exibição de seu último episódio. Com a facilidade de serviços como a Netflix, é comum encontrar novas pessoas conhecendo as aventuras de Ted e seus amigos. Desse modo, a atração não perde seu brilho.

E claro que tamanho sucesso chamou a atenção do bolso dos engravatados da CBS. Lá em 2013, quando How I Met Your Mother já caminhava para o fim, um rumor apontava que o canal preparava uma série derivada. Também conhecido como spin-off. Sem fugir da briga, a CBS confirmou que a ideia estava em execução.

How I Met Your Dad teria as mãos de Carter Bays e Craig Thomas, criadores da série original, e seria estrelada por Greta Gerwig (Frances Ha). Mas, apesar de ter um piloto encomendado, o projeto acabou morrendo. Pelo menos era o que acreditávamos.

Nessa semana, o Deadline trouxe a informação de que o projeto havia ressuscitado, agora batizado como How I Met Your Father. E além dos criadores, que serão os produtores executivos, o roteiro do spin-off será escrito por Isaac Aptaker e Elizabeth Berger. Caso não esteja reconhecendo os nomes, eles são os criadores da aclamada This Is Us.

É uma jogada natural da indústria pegar nomes que estão se destacando e utilizá-los em vários projetos, visando assim uma atenção maior do público e da crítica. Para manter o raciocínio, é inegável que Westworld é a série do momento. Halley Gross, uma das roteiristas da atração, foi escalada para trabalhar na história do game The Last of Us Parte II.

Mas será que é uma boa ideia revisitar a premissa de How I Met Your Mother? Mesmo invertendo o ponto de vista, agora focado na versão da mãe, é impossível não tratar como um enorme caça-níquel. Apelando para a memória afetiva de milhares de pessoas, apenas para garantir pontos de audiência.

Além de correr um enorme risco, já que o elenco original não estará presente. Com os criadores da série original envolvidos, podemos até esperar alguns easter-eggs e referências mais diretas, justamente entrando no campo do apelo para a memória afetiva.

Vale lembrar que spin-off de uma série famosa é uma ideia antiga no mundo da TV. Atrações como The Walking Dead, Breaking Bad, The Family Guy, Grey's Anatomy e até Friends ganharam spin-offs, alguns fazendo mais sucesso que outros. Até mesmo Sons of Anarchy e The Good Wife ganharão spin-offs em breve.

Claro, todas as previsões ruins podem não se concretizar e a série se tornar um sucesso. Mas caso o cenário se confirme, How I Met Your Mother continuará com sua imagem intacta. Afinal, Ted, Barney, Marshall, Lily e Robin não tem culpa se a CBS não consegue seguir a vida.

Deixe um comentário