Um filme que tem chamado bastante atenção no catálogo da Netflix é Sangue Frio (Cold Meat, 2023), estreia de Sébastien Drouin na direção de longas-metragens que aborda uma história um tanto surpreendente envolvendo um psicopata, uma mulher e outras doideiras. Fizemos uma crítica aqui, porém, muitas pessoas me procuraram para questionar a respeito do encerramento da história. Então decidi por um “final explicado” para reunir o máximo de informações possíveis.
Do que se trata Sangue Frio?
Na história, acompanhamos um homem chamado David (Allen Leech) chegando a uma lanchonete de estrada, onde trabalha Ana (Nina Bergman). As coisas estão dentro da normalidade até que o ex marido de Ana (Vinvent, interpretado por Yan Tual) chega ao estabelecimento, completamente violento e embriagado.
David então bota o homem para correr, usando apenas o poder da persuasão. A cena corta e vemos o viajante de volta à estrada, até que um ainda mais embriagado Vincent o persegue em busca de vingança pela humilhação recente. David consegue despistar o seu perseguidor, mas logo em seguida sofre um acidente que deixa seu carro preso à beira da estrada, enquanto uma forte nevasca cai no local.
É nesse momento que temos o primeiro e um dos principais plot twists do filme:
David, que está preso ao local da nevasca, na verdade é um assassino em série que sequestrou Ana e a jogou no porta-malas do carro. Ele a deixa lá e tenta sair para buscar alguma ajuda, mas as condições climáticas absurdamente adversas fazem com que ele sofra um acidente e quebre a perna, com direito a fratura exposta, e perceba que é melhor retornar ao carro mesmo que se arrastando. No entanto, Ana conseguiu se soltar do cativeiro e percebe o retorno do seu sequestrador. É a partir desse momento que as maiores cenas de tensão surgem em Cold Meat.
O que diz a lenda apresentada na introdução?
A lenda apresentada no começo do filme dá conta de uma criatura que, por ter cometido canibalismo enquanto ser humano, passa a deter uma maldição que é vagar pela floresta como uma figura monstruosa devoradora de gente.
Que criatura aparece no filme?
A criatura em questão é o Wendigo, do folclore algonquiano, um ser maligno nativo das florestas do norte da costa atlântica e da Região dos Grandes Lagos dos EUA e Canadá. Historicamente, o Wendigo está associado ao assassinato, à ganância insaciável e aos tabus culturais contra esses comportamentos.
Então David morreu mesmo? Por que só ele foi devorado?
O desfecho de Sangue Frio pode deixar a impressão de que apenas David era alvo do Wendigo, mas a verdade é que Ana escapou por pura sorte: ao capturar David, a criatura ficou saciada, o que permitiu ela permanecer no porta malas até ser resgatada no final do filme.
No entanto, podemos afirmar que Ana escapou de duas criaturas semelhantes, uma vez que David, por sua vez, representa ao seu modo uma monstruosidade.
E no caso de Vincent?
Entende-se, portanto, que David também pode ter se tornado um Wendigo por conta do seu comportamento em vida. Mas o mesmo podemos afirmar sobre Vincent, ex marido de Ana, que possui comportamento nocivo contra as mulheres. Cavando mais a fundo, e lembrando de quando Ana fala sobre os abusos sofridos pelo padrasto no passado, é prudente afirmar que, no final das contas, Ana foi salva pela mesma criatura que a persegue: o homem predador.