Se você fugiu das aulas de História no colégio e esteve desligado de tudo que aconteceu no mundo nos últimos 20 anos, talvez tenha se surpreendido ao saber que Pablo Escobar vai morrer na segunda temporada de Narcos. Bem, na verdade ele morreu em 1993, só para constar. Então relaxa aí, porque o que disse Wagner Moura durante o talk show da Chelsea Handler não é spoiler. O programa apresentado pela atriz norte-americana teve Wagner como convidado, para falar um pouco sobre o envolvimento dele com a série e as novidades da segunda temporada. É engraçado notar a reação do público e da própria Chelsea quando o ator afirma que seu personagem vai morrer no fim da temporada. E como ele mesmo comenta, se você der uma busca rápida no Google vai descobrir tudo que aconteceu com Pablo Escobar.
Mas agora que você já está situado, fica uma pergunta no ar: qual será o futuro de Narcos? Como Wagner comenta no vídeo, a primeira temporada da série da Netflix cobriu cerca de dez anos da vida de Pablo. E acabou justamente no momento em que ele fugiu da sua prisão-casa, La Catedral, e se embrenhou no mato. Um ano após essa fuga, Escobar acabou sendo morto. E é com esse período de tempo que os 13 episódios da segunda temporada de Narcos terão que trabalhar.
Mas aí você me pergunta: como uma série continua sem o seu personagem principal? Bom, o grande erro é pensar que Narcos é uma série sobre Pablo Escobar. Apesar de tratar de sua ascensão e queda ao longo de duas temporadas, não estamos diante de uma biografia. Para isso existem várias outras opções, até melhores que a série da Netflix.
Narcos tem como objetivo mostrar o envolvimento dos EUA nessa duradoura guerra contra o tráfico. E caso você ainda não saiba, a terra governada por Obama teve um papel crucial na luta contra Pablo Escobar, especialmente nos últimos momentos da vida dele. É justamente essa parte que será abordada no segundo ano da série. Tendo isso em mente é possível imaginar um cenário onde a produção continue existindo.
Narcos pode abordar a luta contra outros traficantes famosos que infernizaram a vida do Tio Sam. Opções não faltam. Desde os peixes grandes como Escobar, passando por alguns mais aleatórios. Em comum, todos contribuíram de alguma forma na disseminação do tráfico de drogas. É algo parecido com o que Nic Pizzolatto imaginou para True Detective (R.I.P). Temporadas com personagens diferentes, mas mantendo a mesma essência.
Claro que tudo isso não passa de “achômetro” e a série pode chegar ao fim após a morte de Pablo. Mas a atitude da Netflix não deixa de ser suspeita, no melhor sentido da palavra. A empresa não é conhecida por divulgar informações tão importantes assim com facilidade. Logo, criar uma espécie de campanha com o vídeo que você conferiu acima pode significar algo mais. Talvez os executivos não estejam tão preocupados assim que todos saibam como a segunda temporada de Narcos acaba, porque tem um Ás na manga. Ou apenas ficaram surpreendidos com a quantidade de pessoas que não sabiam um pouco de História… ¯\_(ツ)_/¯
Narcos retorna no dia 2 de setembro. E quem sabe tenhamos algum vislumbre do futuro.