Moana e o semideus Maiu
Opinanerd

Qual o problema com o semideus de Moana?

Edipo Pereira

28 jun, 2016

Animação Moana, da Disney, vai contar com semideus "obeso"

poster de MoanaE a mais nova polêmica é sobre o semideus Maiu (dublado por The Rock) de Moana, nova animação da Disney que estreia em novembro de 2016 nos EUA. Algumas pessoas da Polinésia (conjunto de ilhas no Sul do Oceano Pacífico como Taiti, Tubuai, Tupai e Tonga) tem se queixado a respeito da caracterização do personagem no filme, principalmente por se tratar de um deus obeso (para saber mais sobre essas queixas clique aqui).

Divindades já foram retratadas de diversas maneiras ao longo de décadas da cultura pop, e no final das contas não passa de uma visão particular daquele autor especificamente, e isso é algo normal desde que não ofenda. Agora, se sentir ofendido pelo personagem ser obeso não seria exagero? Pessoas acima do peso também sofrem de preconceito diariamente, sendo esse ódio usado como combustível para a prática de bullying, reprimindo assim crianças desde cedo o que as impedem de interagirem socialmente, vencerem a timidez e desenvolverem confiança para uma vida digna.

Ser gordo não é um problema esteticamente falando, volto a repetir. Mas se tratando do Maiu de Moana nem podemos atribuir tanta gordura assim ao personagem. Aparentemente ele possui uma estrutura corporal muito forte e, diga-se de passagem, seu visual cheio de tatuagens é bem maneiro (veja o trailer abaixo). Sem contar que ele aparenta ser bem poderoso e carismático no longa.

Outra queixa seria por características físicas como nariz, com o argumento de que essa é a forma como os brancos enxergam os polinésios. Então agora só é possível retratar personagens com a beleza de Jason Momoa, senão é uma ofensa? Buscar pelo em ovo deve ser uma profissão para certas pessoas. O preconceito (seja através de racismo, xenofobismo etc) é algo real e constante e deve ser combatido sempre. Mas atacar um filme que ainda nem foi lançado onde não há um vestígio concreto sobre tal prática não parece ser uma atitude inteligente a ser tomada.

Por que nem todos são como Jason Momoa, altos e esbeltos, no padrão de beleza que o mercado exige e vomita para nosso consumo através de revistas, ensaios fotográficos e tabloides.

Moana deve chegar ao Brasil no início de 2017

Deixe um comentário