Opinanerd

Officer Downe: tiros, ninjas e Slipknot no primeiro trailer do filme

Charles Luis Castro

11 out, 2016

Talvez você ainda não tenha percebido, mas adaptações de quadrinhos para o cinema e TV não estão restritas apenas ao super-heróis da Marvel e da DC. Claro que as gigantes das HQ's dominam as bilheterias, mas existe muita gente que está começando a surfar nessa onda bilionária. E com a promessa de trazer um pouco mais de diversidade - e loucura - para esse cenário. A Valiant Comics - agora denominada Valiant Entertainment - anunciou que vai levar suas obras para as telonas e telinhas, começando com a série do Ninjak (que terá Jason Frank, o Ranger Verde em seu elenco).

Agora o pessoal da Man of Action (que também adicionou o Entertainment ao nome) está buscando seu lugar ao sol. Composta por caras experientes no mercado como Joe Casey, Joe Kelly, Duncan Rouleau e Steven T. Seagle, a empresa conhece um pouco desse mundo. Foram eles que criaram Ben 10, que por muito tempo foi um sucesso inabalável no Cartoon Network (e que ainda vende produtos como água no deserto). Já juntaram forças com a Marvel em The Avengers: Earth’s Mightiest Heroes (2010), Ultimate Spider-Man (2012) e Marvel’s Avengers Assemble (2013) e ainda tem contratos para produzir uma série baseada em Big Hero 6 e um novo desenho animado para o Mega Man, com o aval da Capcom e transmissão garantida no Disney XD.

Mas o pote de ouro está no cinema e eles sabem disso. Officer Downe, graphic novel escrita por Joe Casey e publicada em 2010 pela Image Comics é o primeiro passo nessa caminhada. Casey tem no currículo trabalhos com os X-Men, Flash e Superman. A arte ficou nas mãos de Chris Burnham, que já trabalhou com Grant Morrison em Batman Incorporated. Uma dupla e tanto.  E se você pensa que Officer Downer bebe da mesma fonte dos personagens citados, é com alegria que digo que está muito enganado. O primeiro trailer do filme trata de deixar isso bem claro.

Terrence Downe é um oficial exemplar da força policial de Los Angeles, que ama seu trabalho de combate ao crime, até que um dia é morto no cumprimento do dever. Por sorte, um grupo de cientistas está desenvolvendo uma experiência envolvendo tecnologia metafísica e Downe é escolhido como cobaia. O procedimento é um sucesso e ele volta do mundo dos mortos. Agora, sempre que precisar, ele pode ser ressuscitado. O que reduz seu senso de responsabilidade. Com pitadas de violência e super criminosos, Officer Downe encara gângsters, freiras com metralhadoras e mestres do kung fu.

O que temos é uma mistura de Juiz Dredd com Kung Fury, motivo mais que suficiente para dar uma chance ao filme. Acontece que Downe foge dos padrões atuais, onde tudo é cinza. Com ele não existe meio termo e nem muito diálogo. O que gera momentos onde ignorar todas as leis e encher bandidos de chumbo é a forma certa de resolver uma situação. Casey já admitiu em outros momentos que existe uma mensagem sobre a violência policial na história, mas que esse não é foco.

"Eu cheguei a pensar muito nisso enquanto estávamos filmando. Eu sabia que algumas imagens que trabalhamos podem ter uma conotação mais volátil. Mas tive que seguir em frente. Porque eu não quis fazer aqui uma declaração social. Quis fazer um filme pipoca, nada mais do que isso", contou durante uma entrevista ao Comic Book Resources.

61708179-c605-42c5-8311-48d0e4ea5aa6

Mas o que torna Officer Downe tão atraente é a equipe responsável pela adaptação. O roteiro escrito pelo próprio Casey terá direção de Michael Shawn Crahan, um nome novo em Hollywood mas que já possui uma fama enorme. Caso você não curta bandas com caras mascarados, dificilmente vai identificar que Shawn é um dos líderes e percussionista do Slipknot. Conhecido como Clown - por causa de sua máscara de palhaço - e dono do número 6, ele já dirigiu alguns clipes do grupo.

Casey contou que Shawn é um amante da história e que levou o projeto com bastante seriedade. "Ele disse, desde o primeiro momento, que se identificou imediatamente com a história, os personagens, os conceitos. Ele me contou que ama os gibis, o visual, o sangue, o sexo". Também revelou que o diretor tratava a graphic novel como algo sagrado e um importante material de trabalho. "Ele folheava até encontrar a cena que gravaríamos no dia, pausava para reabsorver o material e aí começava a conduzir a câmera e a equipe de gravação".

Os produtores de Officer Downe serão Skip Williamson e Mark Neveldine. Skip trabalhou na inconstante franquia Anjos da Noite, enquanto Neveldine fez parte do time responsável por Adrenalina, aquele filme ruim divertido estrelado por Jason Statham. Inclusive, Neveldine anda bastante empolgado com o filme. "Este filme vai ser melhor do que qualquer coisa que a Marvel e a DC já fizeram", disse ele durante uma entrevista ao podcast The Movie Crypt.

officer-downe-still-03

Officer Downe será interpretado por Kim Coates, que você deve conhecer como o mecânico Tig Trager em Sons of Anarchy (<3). Casey procura sempre deixar bem claro que ter Kim como protagonista é motivo de grande orgulho. O elenco ainda conta com Tyler Ross (Zumbilândia), Reno Wilson (Mike & Molly), Bruno Gunn (Jogos Vorazes) e Lauren Velez (Dexter).

Com distribuição da independente Magnet Releasing, Officer Downe chega aos cinemas e serviços de VOD americanos em 18 de novembro. E infelizmente ainda não possui previsão de estreia por aqui. O futuro das adaptações de HQ's pode não ser brilhante, mas no mínimo será divertido. O que já está de bom tamanho.

Deixe um comentário