Venho lhes guiar nessa amarga desventura sobre a história dos órfãos mais desafortunados do mundo, pois um cruel carrasco está atrás do que lhes resta de uma lembrança vaga de suas vidas quando ainda tinham a companhia de seus amorosos pais.
Desventuras em Série é uma saga de treze livros, com o primeiro volume batizado de “Mau Começo”, tudo que não queremos que aconteça com a série da Netflix. Afinal, desde o início os livros são cativantes, apresentando a forma dinâmica como o detetive e escritor Lemony Snicket narra as desventuras dos órfãos Klaus, Sunny e Violet.
Dá vontade de ler cada vez mais, graças ao seu jeito único de escrita que mistura comédia e tragédia ao narrar a vida de três crianças que logo nas primeiras páginas descobrem que seus pais morreram em um incêndio cercado de mistérios, e percebem que seu destinos estão amarrados a um cruel e ardiloso vilão cheio de maldade que vai de sua careca até a tatuagem no tornozelo.
Os órfãos Baudelaire tem suas peculiaridades, que salvam suas vidas das armadilhas mais cruéis planejadas pelo Conde Olaf. Klaus possui uma excelente memória, lhe permitindo lembrar de cada livro que já leu na vida. Sua antiga casa era equipada com uma enorme biblioteca, que lhe ajudou a adquirir conhecimento sobre o mais variados assuntos.
Já Violet é uma inventora sem igual, tanto que quando a jovem órfã amarra seus cabelos com uma fita, seus irmãos já sabem que em sua cabeça ela planeja um maquinário que vai lhes salvar das mais variadas desventuras. E Sunny, a mais jovem entre os Baudelaire, pode até não saber falar ainda, mas possui quatro dentes afiadíssimos que sempre são uteis nas melhores e piores situações possíveis.
Prepare-se para muito mistério por trás dessa história triste, pois organizações secretas e banqueiros atrapalhados de certa forma sempre colocaram os órfãos Baudelaire em uma imensa enrascada.
Pelos trailers, a série em oito episódios vai tentar abordar os quatro primeiros livros da saga: Mau Começo, A Sala dos Répteis, Lago das Sanguessugas e Serraria Baixo Astral. O perverso Conde Olaf será interpretado pelo grande Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother). Malina Weissman, Louis Hynes e Patrick Warburton completam o elenco principal.
Mas essa não é a primeira adaptação da saga. Desventuras em Série ganhou um filme em 2004, onde Jim Carrey assumia o papel do vilão. E essa é a primeira recomendação: assista ao filme. Apesar de mexer em características que deixam alguns fãs chateados, ainda sim é uma aula de como adaptar uma obra literária pro cinema. O longa aborda os três primeiros livros em pouco mais de uma hora e meia de tela e consegue apresentar a historia com mesmo olhar maluco e cativante do autor do livro.
A Netflix terá bem mais tempo de tela para que possamos nos apegar aos órfãos Baudelaire e com a qualidade que a gigante do streaming vem mostrando em suas adaptações e obras autorais, eu, como fã de carteirinha do autor Daniel Handler e seu alter-ego Lemony Snicket, estou pra lá de animado de poder compartilhar essa maravilhosa história com vocês. Afinal, é bem difícil pedir que todos leiam os treze livros para entender a paixão que Desventuras em Série desperta em seus fãs.
A série estréia na Netflix no dia 13 janeiro. Enquanto a data não chega, vou deixar aqui o trailer apenas pra quem ainda não teve a oportunidade de conhecer essa que pra mim é uma das melhores obras literárias já escritas.
Preparados para compartilharem dessa enorme desventura?