Na semana passada Mark Zuckerberg postou uma foto para comemorar a marca de 500 milhões de usuários de sua rede social Instagram, porém o que mais chamou a atenção nessa sua postagem, e foi muito comentado, foi o modo nada tecnológico que Mark usa para evitar ser espionado por hackers. Veja:
Na foto é possível ver que o criador do facebook cola fita adesiva na câmera e no microfone de seu notebook, isso mesmo, o guru da tecnologia das redes sociais prefere prevenir a espionagem vedando a webcan para que caso alguém consiga ter um acesso remoto ao seu computador não possa vê-lo e também não possa ouvi-lo.
Mas esse cuidado a mais de Mark é paranoia ou é certo? Bom, o próprio diretor o FBI, James Comey, também comentou que cobre sua câmera, isso porque segundo suas próprias palavras: “Coloquei um pedaço de fita – obviamente tenho um laptop pessoal – sobre a câmera. Porque eu vi alguém mais esperto do que eu fazendo isso”, comentou.
Vasculhando diversos sites pelo Google e pela Deepweb é possível encontrar gente ensinando como invadir dispositivos de terceiros, tem verdadeiros manuais de passo a passo com essa finalidade. É evidente que pessoas famosas sejam o principal alvo dos hackers, porém, antes que você pense que não corre perigo, nos “manuais de instruções” os hackers indicam que você comece invadindo dispositivos de pessoas comuns para treinar, então a resposta é sim, ninguém está totalmente seguro e prevenir é melhor que remediar. Já pensou abrir a internet e descobrir que sua vida pessoal virou um reality show?!