Depois da quebra de corações com a nova temporada de The Walking Dead, pensava que nenhum filme ou série com a temática zumbi me faria se emocionar novamente. Estava enganado! Train to Busan ou Invasão Zumbi (Esse nome não faz jus ao filme) mostra que ainda há esperança para o gênero dos mortos-vivos.
Com a direção de Sang-Ho Yeon, que traz uma narrativa simples e com poucos clichês do terror, pensar em fazer um filme com zumbis onde se explora o mundo é tarefa batida. Agora, fazer um longa dentro de um trem, amigo… não é para qualquer um. Já tivemos uma prova disso em O Expresso do Amanhã, filme também de produção sul-coreana protagonizado por Chris Evans. Mas estamos falando de um projeto de baixo orçamento, coreano e com um diretor que nunca tínhamos ouvido falar, e o filme é de explodir à cabeça!
Quando falamos zumbis sempre pensamos nessa questão de que tudo de ruim vai acontecer, e isso não muda durante todo o filme, afinal de contas isso é algo inerente ao termo “apocalipse zumbi”. Logicamente, a prioridade não foi o visual do filme (dado o baixo orçamento), mas sua falta de investimento não incomoda nesse sentido. A trama aborda a vida de Seok-woo (Gong Yoo) e seus confrontos pessoais e familiares, coisas que nós vivemos na sociedade de hoje. Encarar um homem que decide lutar contra o próprio ego pelo amor da filha é o ponto crucial da redenção do personagem.
A nossa sociedade já é destrutiva sem os mortos-vivos comedores de pessoas, e nós já vivemos em um mundo apocalíptico, onde a bondade e a empatia não são coisas tão comuns. Essa é a base que Sang-Ho Yeon apresenta em Invasão Zumbi.
Algumas atuações são tão fortes que te incomodam e levam a entrar em conflito com você mesmo, como no caso da filha de Seok-woo com toda sua pureza e inocência infantil. A bravura de um futuro pai, Sang-Hwa (Dong-seok Ma), e o dilema de uma mãe grávida (Yumi Jung) também são pontos altos dos personagens do filme. A trilha sonora é bem encaixada em cada carga dramática e a edição tem seus pontos lineares.
Invasão Zumbi deixou seu nome estampado no mercado, criou seu legado. Ele te aterroriza, te aflito, e apresenta cargas dramáticas e emocionantes. Que os vindouros filmes deste gênero do terror possam trazer características semelhantes vistas nesta produção, e que outras narrativas dentro dessa temática possam ser construídas.