Hoje em dia a internet é esse segundo mundo paralelo em que vivemos constantemente, fazendo parte de todos os aspectos da nossa vida. A geração Z pode não conseguir imaginar uma vida sem smartphones ou redes sociais, mas quem é mais velho lembra de como a internet (e os computadores) eram só essa máquina esquisita e cheia de potencial. (In)felizmente, essa época não existe mais e a saudosa internet dos Geocities e Fotologs está apenas na nossa memória… e em Hypnospace Outlaw, esse curioso jogo de aventura e puzzle em uma internet alternativa dos anos de 1990.
Conectando-se ao Hypnospace Outlaw
O ano é 1999 e a nova febre do momento é um estranho mundo cibernético chamado Hypnospace — diferente do seu discman, você pode acessá-lo enquanto dorme usando uma bandana especial. Mas ao invés de ser um usuário comum dessa estranha rede, em Hypnospace Outlaw você ganha o papel de um moderador voluntário dela, cuja missão é encontrar usuários que estejam violando as normas da plataforma e tirar os seus conteúdos do ar. No meio do caminho, você começa a desvendar o mistério dos bastidores por trás dessa estranha rede e de como ela surgiu.
Essa até pode ser a motivação principal para avançar nos puzzles e procurar as pistas, mas onde o jogo realmente brilha é em recriar (em uma escala menor, claro) a experiência de se navegar na internet descentralizada e mais “artesanal” dos anos de 1990. Pegando inspirações do saudoso NeoCities, com seus sites pessoais divididos em categorias, Hypnospace Outlaw é quase um museu inventado. Nenhum personagem ou história que você vê realmente existiu, mas eles têm os mesmos clichês e as mesmas familiaridades do que se espera dos internautas de outrora (e de hoje também).
Sabe quando você começa um jogo de mundo aberto e perde mais tempo andando pelo mapa ao invés de avançar a história? Foi basicamente o que eu fiz por horas, lendo páginas e páginas ao invés de tentar seguir a parte normal da história. Não é só legal ir conhecendo cada personagem por meio do que eles decidem colocar na internet, mas ver como eles reagem ao avanço da história e as suas ações como moderador. Encontrar páginas secretas e minigames no meio das páginas, ou simplesmente entender a relação entre as pessoas, é muito divertido e é facilmente a melhor parte de Hypnospace Outlaw.
A cereja do bolo é que, além do “navegador de internet”, você tem todo o sistema operacional do HypnoOS disponível durante o jogo. A exploração das páginas acaba sendo recompensada com novos papéis de parede, sons, músicas e softwares que você pode instalar no seu próprio computador, mesmo que seja no custo de algumas HypnoCoins. Até baixar coisa com vírus e ter que ir atrás de um antivírus faz parte da experiência retrô do jogo. Podia ser só isso com umas tarefas arbitrárias que já teria sido uma experiência muito legal…
O avô do detetive virtual
…mas não é só isso. Além desse pseudomuseu da internet, Hypnospace Outlaw também é um jogo point-and-click com vários puzzles a serem resolvidos. Para a progressão da história, você recebe missões que deve cumprir como moderador da rede, procurando violações em sites específicos. Conforme os dias vão passando, você vai recebendo mensagens de outras pessoas, lidando com problemas mais complexos e tendo que encontrar páginas cada vez mais escondidas.
É realmente quase um trabalho de detetive, no qual procurar as informações que você precisa, relacioná-las entre si e encontrar novas páginas para explorar é a chave para conseguir chegar ao final da história. Particularmente, eu fiquei incomodado com o pico de dificuldade que a segunda metade do jogo tem, com relações bem mais obtusas de se encontrar do que a primeira metade pedia. De toda forma, ainda é uma história interessante de seguir, mesmo que a frustração possa vir caso você não esteja prestando atenção nos detalhes durante sua viagem pelo Hypnospace.
O verdadeiro sentimento de nostalgia não é tão fácil de alcançar, principalmente criando um mundo novo do zero, mas Hypnospace Outlaw consegue criar uma internet que nunca existiu, mas que é tão familiar aos que viveram com discadores e fotologs. Mesmo que a sua trama principal deixe a desejar em alguns momentos, simplesmente explorar o Hypnospace, procurar seus segredos e viver naquele mundinho por algumas horas já é uma experiência incrível. Não sei se você vai matar a saudade das décadas passadas ou conhecer um mundo que não existe mais pela primeira vez, mas não tem como não recomendar fazer o seu log-in e surfar nessa rede cibernética.
Hypnospace Outlaw está disponível para PC na Steam, na Xbox Store (e no Xbox Game Pass) para Xbox Series e PC, na PlayStation Store para PS4 e PS5 e no Nintendo Switch.