Você sabia que existe um animal que faz cocô em cubinhos? Exatamente, o vombate é um marsupial australiano que, na hora de defecar, solta material dourado de escola de criança. Ele é praticamente um mob de Minecraft da vida real! Mas eu não aprendi isso jogando Minecraft ou assistindo documentários sobre a vida animal da Oceania. Descobri isso jogando Hardhat Wombat, o novo jogo do criador de Plants vs. Zombies e que usa esse curioso fato para criar um puzzle que, conceitualmente, é bem interessante.
Na pequena história do título, os vombates não são apenas bichos peculiares, mas exímios engenheiros civis — pelo menos, quando usam os seus cubinhos de estrume. Cada fase de Hardhat Wombat tem o objetivo de empilhar blocos seguindo um “plano” definido na tela. O verdadeiro desafio é saber como fazer nosso pequeno construtor fazer isso com o buraco de trás. Empilhar blocos que estão fora do planejamento para servir de escadas para o animalzinho (e depois pensar como quebrá-las) é a primeira estratégia que você tem que desenvolver, por exemplo.
Parece simples, mas é estranhamente divertido. É como se fosse um processo de pegar o desenho do plano e tentar descobrir quais partes você deve fazer primeiro, sem deixar o vombate fora de alcance do resto da construção. Hardhat Wombat tem elementos simples, mas que funcionam bem para o que se propõe.
Com o tempo, novas comidas vão aparecendo, que dão acesso a outros tipos de “blocos”, como chicletes cujas bolhas sempre flutuam pra cima (o que tornam elas possíveis plataformas, assim como elementos da construção que precisam ser “segurados” por outros blocos fixos), que se adicionam de forma satisfatória aos puzzles. Outros estilos de fase mais focados em plataforma tradicional também estão disponíveis, mas não são tão interessantes e eram apenas momentos que eu passava esperando a próxima construção.
O problema com elementos tão simples é que qualquer nova mecânica acaba mudando a experiência. O outro elemento focal dos puzzles, infelizmente, acabou tornando as coisas bem mais burocráticas e frustrantes. O nosso vombate engenheiro só consegue fazer 10 cubos de cocô antes de ter que procurar sua lancheira e dar mais uma mordida no seu almoço.
Além disso, a forma de trocar o tipo de bloco é comendo outra comida, que também tem um limite máximo. Então é necessário sempre parar a construção para mudar de bloco ou, simplesmente, “recarregar” o estômago do bichinho. O que era pra ser mais um elemento de desafio em Hardhat Wombat acaba virando uma barreira artificial que, pra mim, não agregou muito na experiência do jogo. Pensar como construir em cada fase já era legal o suficiente e essa ideia de toda hora parar para “reabastecer” sempre me pegava na hora de abrir pra jogar, porque dava uma preguiça em saber que o ritmo seria toda hora quebrado por isso.
Eu acho que nunca ficaria tão feliz em saber que existe um bicho que faz cocô em cubinhos, principalmente quando essa informação veio junto com uma interessante proposta de puzzle-platformer. Hardhat Wombat pode não ter a melhor execução possível — eu realmente adoraria uma atualização que tirasse os limites de blocos e tornasse as fases mais fluídas e agradáveis —, mas seus desafios conseguem realmente impressionar em diversão, mesmo com elementos tão simples. Não é uma experiência perfeita, mas se você gosta desse estilo, talvez valha dar uma olhadinha no trabalho desse pequeno vombate. Ele trabalha duro e se doa pelas construções que faz, sabia?
Hardhat Wombat está disponível para PC na Steam.
*Uma cópia do jogo foi gentilmente cedida ao CosmoNerd pelo time de desenvolvimento para a produção deste texto.