Quando um jogo independente não só começa um novo gênero, mas também ganha prêmios por isso, ele se torna um clássico — Vampire Survivors foi o responsável por uma nova onda de títulos relaxantes (e viciantes). Eu e muita gente chamam eles de “bullet heavens” (em comparação com os consagrados bullet hells): ao invés de desviar de balas e tiros ao perder de vista, é você que está gerando eles, com builds malucas, números de dano que só aumentam e estratégias que parecem impossíveis até serem realizadas. Elemental Survivors, o novo bullet heaven do time por trás de Princess Farmer, tem a proposta de levar reinos, magos, cavaleiros e fichas de personagem para esse caldeirão.
Trazer esses e outros elementos de RPGs clássicos para o gênero é realmente o diferencial do jogo, começando pelo visual em pixel art bem mais detalhado, com mapas cheios de detalhes e várias referências a jogos antigos. É um visual que chama a atenção e salta os olhos, principalmente com as críticas aos gráficos de seu primo vampiresco, e realmente dá uma vibe de estar jogando um título indie inspirado nos antigos de Super Nintendo. É uma pena que tantos detalhes acabam atrapalhando por entender o que realmente interage com o seu personagem e o que é só parte do plano de fundo.
Em questão de gameplay, ele mantem o básico do que se espera de um bullet heaven: você move o seu personagem, que atira automaticamente usando diferentes armas e habilidades. A cada minuto, novas ondas de inimigos aparecem, que dão XP ao serem derrotados, usados para melhorar seus equipamentos ou conseguir novos. Seu objetivo é chegar ao final da fase e sobreviver aos últimos monstros que aparecem. O ouro que você coletar durante cada run pode ser usado para melhorias permanentes, que se mantém durante cada partida e vão permitindo builds ainda mais malucas e fortes. Aqui você também pode conseguir outros personagens que se juntam ao seu time e andam ao seu lado durante a fase.
Porém, Elemental Survivors introduz novos atributos para cada personagem e equipamento que são muito presentes nos RPGs: força, destreza, vitalidade, magia, espírito e sorte. Cada coisa do jogo tem um desses atributos como o principal e quanto maior for o valor dele na sua build, mais forte aquele personagem/arma fica. É uma pena que os outros 5 atributos praticamente não tem efeito e ainda há uma série de outros valores que podem ser aprimorados (como número de projéteis ou vida do personagem), forçando que você foque só em 1 ou 2 desses atributos para usar o melhor do seu equipamento.
Essa dinâmica acaba quebrando uma das coisas mais legais do gênero, que é sempre poder experimentar coisas novas que vão se multiplicando exponencialmente. Acabou sendo uma mistura que não funciona tão bem, principalmente com o limite inicial de 1 item por categoria ao iniciar o jogo. Ou seja, você tem menos espaço pra testar combinações que já são mais difíceis do que fazer. Eu adoraria ver os atributos serem o foco das sinergias em possíveis atualizações futuras, ao invés de ser apenas mais uma coisa pra se preocupar que acaba sendo um limitante pra um dos grandes pontos de venda dos bullet heavens.
E mesmo com todas essas “complicações”, Elemental Survivors oferece bem menos desafio do que eu imaginava. Os objetivos de cada fase são bem claros (com várias quests/chefões para serem derrotados), os segredos desbloqueáveis também são fáceis de entender e, se você seguir um atributo específico, provavelmente sua build vai ficar bem quebrada facilmente. Não que isso seja exatamente um problema — bullet heavens não são sobre ter partidas desafiadoras de toda forma — mas o pouco conteúdo que o acesso antecipado do jogo oferece vai terminar rapidinho caso você já conheça como funciona o gênero e pegue o jeito.
Acho que a informação mais importante pra mim sobre Elemental Survivors é que ele ainda está em acesso antecipado e tem muito tempo para se aprimorar. O conceito de trazer elementos de RPGs tradicionais para os bullet heavens é bem interessante — até mesmo se pensar na aceitação do jogo para um público que não se interessou por Vampire Survivors — mas muitas das ideias podem ser melhor aproveitadas com mais iterações. Ainda não é um jogo imperdível (e talvez nunca seja), mas ele tem potencial para ser uma porta de entrada para os céus de balas que estão conquistando tantos jogadores (e esse que vos fala) pelo mundo.
Elemental Survivors será lançado para PC na Steam em acesso antecipado no dia 25 de agosto.
*Uma cópia do jogo foi gentilmente cedida ao CosmoNerd pelos desenvolvedores para a produção deste texto.