Séries sul-coreanas como Uma Advogada Extraordinária têm abordado com muita habilidade temas específicos e pertinentes da sociedade. Um dos sucessos mais recentes na Netflix é Dra. Cha, uma série exibida originalmente na emissora JTBC que mostra uma mulher mudando radicalmente sua vida vinte anos após abandonar a carreira na área de medicina.
Cha Jung-sook (Uhm Junghwa) é uma mulher que faz de tudo para seu lar e para a família, composta de marido, sogra e filhos. No entanto, tudo que ela tem recebido após vinte anos de dedicação é desprezo e ingratidão por parte de todos, até que ela se vê com um sério problema de saúde que quase a leva à morte. Nutrida pelo sentimento de alívio e renovação, ela busca seu caminho na área que abandonou há tanto tempo para galgar novas conquistas e conhecer a si própria.
Dra. Cha: antes tarde do que mais tarde
Esta série sul-coreana consegue criar uma conexão quase que automática com seu público, uma vez que temos em tela um verdadeiro show de horrores pelos quais a protagonista é sujeita por aquilo que chama de família. O marido a despreza em todos os níveis, passando para os filhos o comportamento medonho de tratar a mulher como uma subserviente. A sogra de Cha, uma idosa soberba e detestável, é quem consegue manter esse sistema danoso sob suas rédeas.
Sendo assim, é com grande prazer que vemos Cha Jung-sook se rebelar, passando a se posicionar e se impor, além de voltar para a área da medicina em busca de romper com esse sistema mesmo com uma idade considerada avançada para tal. Essas e outras lições de Dra. Cha são perfeitamente compreensíveis e edificantes para quem assiste.
Outro destaque é a mencionada atitude da protagonista em lutar pelos seus sonhos e buscar autoconhecimento mesmo numa idade na qual as pessoas irão confrontá-la fortemente por isso. É preciso muita coragem para enfrentar tudo e todos dentro de um sistema condicionado a beneficiar apenas alguns – enquanto outros são fortemente prejudicados.
O excesso na caricatura, algo recorrente nessa vertente de produções sul-coreanas, pode ser um fator de dificuldade para quem assiste pela primeira vez. Mas esse tipo de estranheza é algo mais do que insignificante perto dos temas universais abordados pela série.
Dra. Cha é uma ótima pedida de maratona na Netflix e está disponível para os assinantes do serviço.