O filme do Dr. Estranho ainda está nos cinemas fazendo muito sucesso com o público fã de quadrinhos e quem nunca tinha ouvido falar do personagem. Aproveitando o embalo do filme, a Panini lançou a história O Juramento, que serviu de base para o longa e traz uma ótima história de origem do personagem.
O Juramento começa com o Dr. Estranho e seu ajudante Wong procurando a Enfermeira Noturna por causa de um ferimento à bala. No decorrer da história, descobrimos que um item importante da sua coleção foi roubado enquanto vemos flashbacks da origem do herói fazendo paralelos com a situação atual. Os três então se juntam para descobrir quem está por trás desse crime e recuperar esse poderoso artefato.
Grande parte do mérito da revista está no roteiro simples mas preciso de Brian K. Vaughan (Y – O Último Homem), o escritor conhecido pelos seus quadrinhos com forte cunho político, traz uma história com um ótimo ritmo que serve como introdução e grande desafio para o personagem Stephen Strange, servindo perfeitamente para mim que já conhecia o herói mas nunca tinho lido nada dele. A hq traz diálogos divertidos, batalhas épicas e ótimas questões morais, fazendo bons paralelos entre a origem do personagem e a problemática da revista.
A arte de Marcos Martin traz um ar europeu para a obra. Sua arte combina muito bem com o roteiro porque em nenhum momento ela quer ser maior que o texto, funcionando muito bem com o clima de aventura e cômico que a história traz. Sua narrativa não tem muitas decisões fantásticas e por vezes cai no lugar comum, mas nada que tire o brilho da obra. Em certos momentos sua arte um tanto quanto cartoon não condiz muito com os dilemas morais que a história traz, mas esse clima sério é pouco forte na hq, então não chega a ser um problema grande.
Dr. Estranho – O Juramento é uma ótima história de origem e uma divertida aventura do personagem. Serve muito bem para quem quer entrar nesse universo místico da Marvel e com certeza me deixou intrigado para conhecer mais desse herói e dos desafios que ele enfrenta. Se você curtiu o filme no cinema, com certeza vai gostar desse quadrinho.