Dog Man: Mission Impawsible Dog Man: Mission Impawsible

Dog Man: Mission Impawsible evoca uma era mais simples da indústria de jogos

Jogo já está disponível nas principais plataformas

Existem estilos de jogos que já foram extremamente populares, mas parecem ter saído de moda. Um bom exemplo são os jogos de plataforma inspirados em franquias clássicas, como os excelentes títulos da Disney desenvolvidos pela Capcom para Super Nintendo ou os diversos jogos de plataforma genéricos lançados para PS1 e PS2, baseados em filmes e animações. Hoje, o mercado é bem diferente: os produtos levam tanto tempo para serem desenvolvidos que jogos menores usados para promover filmes ou outras mídias não fazem mais sentido comercial. Contudo, Dog Man: Mission Impawsible desafia essa tendência, trazendo um jogo infantil inspirado nos clássicos de plataforma 2D, com itens colecionáveis e personagens de habilidades distintas. O título chega às lojas um mês antes da estreia de sua adaptação cinematográfica, resgatando uma estratégia comum no passado para esse tipo de produto.

Inspirado na popular série de quadrinhos criada por Dav Pilkey (o mesmo autor de Capitão Cueca), o jogo apresenta os personagens já conhecidos em uma aventura de super-heróis que se desenrola em fases repletas de segredos. Tanto a narrativa quanto a jogabilidade são simples, configurando um típico jogo de plataforma 2D, onde o jogador precisa pular sobre inimigos e atravessar plataformas, evitando cair. A gimmick está na possibilidade de controlar três personagens, alternando entre eles de forma similar ao que ocorre em “Trine”. Cada personagem possui características únicas, como tamanho e altura de salto, o que exige que o jogador troque rapidamente entre eles para acessar plataformas elevadas ou atravessar pequenas aberturas. Além disso, cada um possui habilidades que são desbloqueadas conforme o progresso no jogo. Por exemplo, Dog Man pode cavar buracos, enquanto Super Gatinho é capaz de escalar paredes.

Dog Man: Mission Impawsible
Créditos: Divulgação

De modo geral, a dificuldade é baixa, evidenciando que o público-alvo são crianças e fãs dos quadrinhos. As fases são curtas, e os desafios, bastante simples para jogadores experientes. O jogo é indulgente: há muitas vidas disponíveis, e mesmo ao cair em buracos, o jogador volta um pouco atrás sem perder nada. No entanto, inspirado nos clássicos jogos collectathons, cada fase inclui segredos e itens colecionáveis, oferecendo um leve aumento de desafio para jogadores que gostam de explorar. Esses elementos extras permitem desbloquear ossos, distintivos, artes conceituais e até fases bônus. O jogador pode atravessar as fases rapidamente ou trocar de personagens para resolver puzzles — geralmente simples — e coletar mais itens. O ponto mais fraco do jogo são os chefes: seus desafios são extremamente simples e, muitas vezes, tediosos, com dicas em texto explicando o que fazer, o que elimina qualquer senso de descoberta.

Visualmente, “Dog Man: Mission Impawsible” segue o estilo artístico dos quadrinhos, com ilustrações simples, mas muito carismáticas. As animações são limitadas e remetem aos jogos em Flash do Newgrounds. Apesar disso, a jogabilidade é sólida, com um bom feeling ao andar e pular. Embora não sejam os controles mais precisos do gênero, eles não causam frustrações. A trilha sonora é divertida e envolvente, deixando-me cantarolar enquanto jogava, mas a pouca variedade de faixas deixando a experiência um pouco tediosa e repetitiva.

“Dog Man: Mission Impawsible” é um jogo simpático que evoca uma era mais simples da indústria de jogos. É uma experiência decente, voltada principalmente para crianças e fãs da obra original. Aqueles que já conhecem e gostam dos personagens provavelmente se animarão em controlá-los e acompanhar suas aventuras. Além disso, é uma ótima opção para pais que desejam introduzir seus filhos ao universo dos videogames ou presentear com um belo presente de Natal crianças que já jogam e são fãs das histórias do simpático cachorrinho.

“Mission Impawsible” está disponível já está disponível para PlayStation 5, Nintendo Switch, PC (Steam), Xbox Series e Xbox One.