É claro que nós, fãs de jogos de puzzle, sempre apreciamos bons personagens e histórias legais nos nossos quebra-cabeças, mas um bom puzzle abstrato é sempre bem-vindo, principalmente se o desafio é interessante. Constellations: Puzzles in the Sky é um dos jogos com essa proposta mais simples e relaxante. Seu objetivo é conectar as estrelas em cada fase de forma a cumprir todos os objetivos da tela, formando constelações no céu conforme você avança durante as diversas fases.
Os controles são bem intuitivos: é só conectar duas estrelas usando o mouse ou riscar em cima de uma conexão para apagá-la. A regra principal dos puzzles de Constellations são os números dentro de cada estrela, que indicam quantas conexões elas devem fazer para resolver cada estágio — por exemplo, uma estrela com o número 3 precisa ser conectada com, pelo menos, outras 3 estrelas. Mais ou menos conexões que isso e a estrela não brilha, a fase não é completada. Aliás, não é possível cruzar duas conexões, como funciona com constelações na vida real.
Essas pequenas regras já são o suficiente pra fritar a cabeça, mas Constellations continua entregando novos conceitos de jogo a cada nova constelação que você acessa, como linhas que precisam ser cruzadas por um número específico de conexões, ou estrelas que não se importam com o número de conexões, mas sim com quantas estrelas elas estão conectadas. Por mais que um sistema de dicas fizesse bem para as fases mais difíceis, o jogo tem o cuidado de introduzir os conceitos com calma.
E se você gostar muito de algum conceito específico que apareça em uma das constelações, o modo de buraco negro em Constellations é bem útil, gerando novas fases automaticamente em uma espécie de “modo infinito” que sempre está disponível, mesmo que você já tenha concluído as outras fases. Não há exatamente uma recompensa por ir muito longe nesse modo, então acaba sendo somente a sua vontade de jogar um tipo específico de puzzle o incentivo para continuar nele.
Assim como olhar para o céu e esperar ver estrelas, é fácil olhar para Constellations e saber do que o jogo se trata: puzzles abstratos bem-feitos, com uma estética minimalista e a esperança de queimar uns neurônios. Por mais que o jogo não vá muito além disso – e, sinceramente, funcionaria muito melhor em celulares/tablets -, ele é uma ótima pedida pra quem gosta de puzzles abstratos e esteja buscando um pouco mais de desafio bem pensado.
Constellations: Puzzles in the Sky está disponível para PC, Mac e Linux na Steam e no Nintendo Switch.
*Uma cópia do jogo foi gentilmente cedida ao CosmoNerd pelos desenvolvedores para a produção deste texto.