cidade-invisivel-2a-temporada-netflix-serie cidade-invisivel-2a-temporada-netflix-serie

Cidade Invisível: o que esperar da 3ª temporada

Com a estreia da segunda temporada na Netflix, no dia 22 de março, muito tem sido especulado sobre os mistérios esperados para a terceira temporada. Até a data deste artigo, nem a Netflix e nem os produtores da série se manifestaram sobre a renovação da mesma para a 3ª temporada, contudo, a plataforma, na maioria das vezes, leva certa de 2 semanas a 4 meses para decidir se renova ou cancela suas séries após seu lançamento. Assim, os fãs de Cidade Invisível podem esperar por novidades até o segundo semestre de 2023.

Criada por Carlos Saldanha (Rio), Cidade Invisível tem Marco Pigossi (Tidelands), Alessandra Negrini (Travessia), Julia Konrad (1 Contra Todos), Simone Spoladore (Desmundo) e Zahy Tentehar (Independências) no elenco.

Além desses grandes atores, a série conta com ótimos efeitos especiais e cenários belíssimos, o que se presume que o orçamento da Netflix com a série não é baixo, assim, ela precisa apresentar bons números para uma possível renovação. Entretanto, o que ainda se vê é série presente no TOP 10 da plataforma.

A série ficou conhecida por trazer mais da mitologia brasileira para as telas e não é diferente na nova temporada. Depois dos clichês do gênero que foram reproduzidos na primeira temporada, como poderes, ressurreições e possessões, após um grande hiato, a série retornou com a intenção de se distanciar do modelo “hollywoodiano” de Once Upon a Time (2011) e American Gods (2017).

Na continuação, após dois anos de desaparecimento/morte de Eric, sua filha Luna juntamente com Inês/Cuca, vão para o estado do Pará em busca de respostas para o seu desaparecimento. Com a mudança de cenário (necessária, diga-se de passagem), não há, a princípio, uma contextualização sobre essa mudança, o que pode deixar o telespectador frente a uma série nova, contudo, em poucos episódios a série estabelece uma nova trama, novos personagens do folclore e insere gatilhos para uma possível terceira temporada.

Cidade-Invisivel-2a-temproada-netflix
Divulgação: Netflix

Cabe destacar que na nova temporada, as questões ligadas à exploração ambiental e de terras indígenas, bem como a “grilagem” são bem representados. Com grandes atores e atrizes para compor o elenco indígena, Carlos Saldanha, dessa vez, foi cuidadoso com detalhes, o que soou quase como um pedido de desculpas pela primeira temporada.

Com apenas cinco episódios na Segunda Temporada, a série deixou muitos fãs frustrados pelo tempo da narrativa nas telas. Enquanto a trama foi dividia em dois núcleos, um em busca do Marangatu (composto por indígenas e brancos) e o outro na busca de Eric pela filha. No meio disso, o personagem de Eric ainda se envolve no drama de absorver o “poder” dos outros personagens do folclore.

Assim, o que se percebe é que os dois núcleos não se complementam e que a presença de Inês e Eric se tornam irrelevantes para a trama indígena.

Eric e a filha Luna no Marangatu

Com apenas 5 episódios, os roteiristas não se atentaram ao processo de conhecer, explorar à fundo e revelar os segredos dos novos personagens do folclore. Na primeira temporada, foi demonstrado uma maneira estranha e um pouco questionável sobre o “sofrimento” desses seres, na segunda, esses personagens são colocados em uma posição de humanos “comuns” que foram amaldiçoados.

Contraditório ou não, a série que tem tudo para mostrar essa parte rica da cultura popular brasileira, bem como do poder da natureza, consegue ser comparada com um episódio da novela “Os Mutantes” da Record.

Mesmo com todos esses problemas, para a terceira temporada podemos presumir a volta do Saci, que aparece na cena final com Luna e o Menino Lobo na floresta, dando início a uma teoria que os personagens que sumiram na primeira temporada podem retornar na terceira, bem como a Cuca, Iara e o Curupira também poderão retornar.

Outro ponto é que a terceira temporada poderá ter como cenário outra região do Brasil e explorar as particularidades e lendas locais dela (se for em Minas Gerais, eles podem explorar a lenda da “Luz da Chapada” e do “Lobisomem”, por exemplo).

O que se espera, então, se confirmado a próxima temporada, é que não haja mais um grande hiato entre as temporadas. Além disso, os fãs torcem para um enredo que explore melhor as lendas e os personagens do folclore brasileiro.

As duas temporadas de Cidade Invisível estão disponíveis na Netflix.