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Bob Marley: One Love, como filme, é uma ótima homenagem

Um filme sobre amor, música e Jah

Filmes biográficos sobre figuras pop são, certamente, polêmicos. Alguns são inegavelmente considerados uma grande celebração à vida e obra dessas figuras aclamadas. Quando alcançam um bom resultado de aceitação pelo público e crítica, poderiam ser divididos entre bons filmes ou boas homenagens, ficando apenas poucos num patamar de serem ambos. Aqueles que são apenas boas homenagens, mas não conseguem ser considerados bons filmes, são os que falham em construir uma notável experiência cinematográfica, mas alcançam o objetivo de retratar uma figura icônica de forma a celebrar seu legado e agradar seus fãs e seguidores, mesmo não entregando uma narrativa verdadeiramente coesa e exatamente bem montada. O filme Bob Marley: One Love, dirigido por Reinaldo Marcus Green, do indicado ao Oscar King Richard: Criando Campeãs, talvez não seja um exemplar de uma obra que é um pouco de cada coisa, nesse sentido.

O filme acompanha um trecho muito significativo da vida de Bob Marley, interpretado por Kingsley Ben-Adir, entre os anos de 1976 e 1978, mostrando do início de seu exílio fora da Jamaica (depois de ter sido vítima de um atentado), seu processo de produção e reconstrução artística e seu drama pessoal e familiar, enquanto vivia na Europa, culminando no momento que marca profundamente a história do cantor e o coloca para sempre como uma das figuras mais revolucionárias no imaginário de todo o mundo. 

Bob Marley: One Love é uma ótima homenagem, por ser capaz de emocionar com a jornada dramática e de compreensão da missão espiritual e política de Bob Marley, mas não alcança a façanha de ser um bom exemplar de filme, que tem sucesso em ser apenas um bom longa e contar bem uma história, principalmente uma tão cheia de detalhes como é o caso desta. É o tipo de obra que deixa realmente passar muitos erros, mas acaba recompensado com momentos emocionantes que fisgam no coração e nos ouvidos a qualquer fã.

Apesar de tomar uma decisão interessante, não mostrando cronologicamente uma trajetória linear da história de Bob Marley, o filme erra em não apresentar ao público que não tenha tido um contato profundo com Bob Marley, todo o universo cultural, político e espiritual que o cerca, mostrando muita dificuldade em construir cenas cujo o contexto seja estabelecido de forma crescente e clara. Ao evitar, acertadamente, trabalhar com uma exposição direta e constante de informação, o longa falha em compensar isso com formas mais sutis de contextualização, e deixa à deriva os espectadores, em sua primeira metade principalmente, retratando situações marcantes da trama de forma rápida e superficial, criando uma confusão estranha de eventos, personagens, carga emocional e tudo mais que o faria ser um excelente filme, para além de uma excelente homenagem. 

Fica bem óbvio que a presença da família de Bob na produção pode ter influenciado na tomada de decisão ao evitar se aprofundar em temas espinhosos de sua vida privada, como os muitos casos e filhos extraconjugais, que apesar de ser um elemento da narrativa que impactam uma das melhores cenas do longa, são explorados de forma tão apressada, que parecia que os produtores apenas queriam esquecer que Marley não foi um dos maridos mais fiéis, o que prejudica muito a coerencia da obra, que acaba certamente perdida a fim de zelar a imagem de seu legado. Fica feio para um cara gente boa que representa a paz ser visto como um péssimo marido, mesmo isso sendo exatamente uma das contradições mais interessantes que o personagem apresenta. Isso não é nem uma discussão que o filme traga à tona, a não ser em uma única cena onde verdades são jogadas na cara de todos, mas sem muito peso, pois elas sequer foram bem colocadas no plano de fundo para o público.

O longa acaba deixando de tocar profundamente em muito dos temas que ele mesmo se propõe a apresentar: O contexto da Guerra Civil na Jamaica, as bases da tão rica religião Rastafári , seus ícones importantes, o contexto social do país, e até mesmo eventos e decisões importantes que impactam na trajetória do personagem principal e suas relações, são colocados de forma desconectada e  apressada. Quem são os lados dessas disputas, porque elas são tão sérias, o que ela causam realmente à vida das pessoas?. Muito da importância do contexto se perde, principalmente sobre elementos centrais da religião Rasta, que é muito importante para o desfecho final da narrativa. Você não pode esperar que vai citar “Haile Selassie” e fazer o público entender que essa figura é tão importante pro Rasta como Jesus ou Maomé são par as respectivas religiões que forma fundadas ao redor de suas figuras. Tentando falar de uma mensagem que está buscada, o longa acaba não conseguindo nem explicar que mensagem é essa para quem assiste.

Os personagens coadjuvantes também não parecem ter uma grande participação. A banda de Bob sequer é apresentada de forma realmente significativa, não chegamos a saber direito os nomes nem entender suas personalidades, e as cenas de ensaio acabam sendo superficiais e pouco interessantes, ao contrário do que realmente se esperava de um filme sobre um dos maiores músicos que já existiram. Não há uma sensação de que estamos vendo realmente figuras brilhantes ali trabalhando em uma construção catártica, que é o que se espera de cenas como essa. Salvo por uma cena de flashback, onde vemos a sua primeira formação tocando (uma cena bem divertida) em um estúdio na Jamaica, e tudo brilha de uma forma que o resto do projeto não consegue

Esses flashbacks, inclusive, são uma das únicas coisas que funcionam. Como forma de contextualizar o filme e as relações de Bob com a música, a religião Rastafári e sua esposa, essas cenas, super bem ambientadas com clássicos de Bob como “Woman No Cry”, somos muito bem apresentados à uma estrutura narrativa que vai crescendo em paralelo com a trama principal sendo capaz de dar respiros de força para ela e nos aproximando do que há de mais interessante: o Bob Marley como pessoa.

A metade final, quando a narrativa começa a se afunilar para falar de forma mais clara sobre Bob, o “Bob Marley: One Love” ganha alguma força de emocionar e nos fazer compreender os dramas pessoais que o cantor viveu com sua saúde, seus conflitos com a morte, sua relação com sua esposa, sua visão religiosa e seu papel enquanto um importante símbolo da união de seu país, que sofria há anos com uma guerra sangrenta, da qual ele e sua família foram vítimas. Em grande parte, essa construção se deve a ótima inserção desses flashbacks, nos permitindo nos conectar com um Bob jovem e perdido, e vendo como os aprendizados de seu passado ainda reverberam nesse dilema tão presente. Tudo isso, somado, permite que o filme alcance um clímax que agrada, ou até é capaz de emocionar na camada mais existencial da narrativa.

Um destaque para a ótima atuação de Lashana Lynch que brilha nos momentos certos, entregando emoção e carisma, e também Kingsley Ben-Adir, que, apesar de não se parecer com Marley, e também não ter tido uma boa caracterização, conseguiu captar muito bem a presença de Bob, principalmente no palco, apresentando de forma muito envolvente o personagem.