Arrow retorna com as energias renovadas

O texto a seguir contém SPOILERS do primeiro episódio da quinta temporada de Arrow!

Acredito que você faça parte do numeroso grupo de pessoas que sempre refletem antes de começar a assistir uma nova temporada de Arrow. Depois dos dois últimos anos, isso chega a ser um processo natural. Mas para evitar que essa dúvida infecte sua cabeça novamente, os produtores decidiram sintetizar todos os acertos das dua primeiras temporadas no primeiro episódio desse quinto ano. E já fazia um bom tempo que Arrow não entregava um episódio tão bom.

Alcançando o equilíbrio perfeito entre a porradaria e a violência das primeiras temporadas e o senso de humor, presente especialmente nos primeiros episódios do quarto ano. Mas nada que pareça pastelão, é tudo muito bem encaixado. Nos diálogos, nas referências, nas atitudes. Focando mais na qualidade, excluindo assim qualquer oportunidade de encher linguiça. É aquele Arrow raiz que encantou os fãs no passado.

Saem os vilões sobrenaturais e soros especiais, e voltam os bandidos mais tradicionais. Aqueles que Oliver Queen sempre gostou de descer a porrada. O gângster da vez é Tobias Church (Chad L. Coleman, o Tyreese de The Walking Dead). Seu plano é bem simples: reunir as famílias criminosas de Star City e matar o Arqueiro Verde. O primeiro encontro entre os dois rendeu ótimas cenas de luta. Também foi legal ver mais das flechas especiais do Arqueiro, como a indispensável flecha paraquedas. Tudo isso alinhado ao uso inteligente dos efeitos especiais, que nem pareciam obra do The CW.

Como já havia sido anunciado, Oliver agora patrulha as ruas sozinho. E tem que dividir seu corrido tempo entre ser o vigilante e o prefeito da cidade. Obviamente, ele acaba escolhendo a primeira opção, o que gera uma certa reclamação da população. Principalmente com um crise de corrupção se espalhando pelo departamento de polícia. Mais centrado em sua missão, ele volta a usar da brutalidade e até mesmo mata quando é necessário. Possivelmente isso não vai durar toda a temporada, mas sempre é legal ver o Arqueiro sinistro de outros tempos.

arrow-s05e01-legacy-primeiras-fotos-oficiais4

Felicity é outro elemento que funciona muito bem no episódio. Ela faz um mapeamento dos vigilantes que surgiram na cidade, inspirados pelos atos do Arqueiro Verde. Tudo para montar um novo TeamArrow. O primeiro que surge é o Cão Raivoso, que não teve a melhor das recepções. Curtis também se escala para fazer parte da equipe, que em breve estará completa. Oliver vai, finalmente, cumprir a promessa que fez para Laurel em seu leito de morte. “Por favor, não deixe que eu seja a última Canário”, foi o que ela pediu para ele. É o legado que dá nome ao episódio.

Por falar na Felicity, ela parece voltar aos seus melhores dias. De bem com a vida, assumindo de vez a alcunha de Overwatch e até mesmo com um namorado novo. Sendo aqui a voz da razão da equipe, algo que nunca deveria ter mudado. Claro que nada impede que o dramalhão mexicano de Olicity retorne, mas no momento as coisas estão indo da maneira correta.

Claro que existe algo que não pode faltar nos episódios de Arrow: os terríveis flashbacks. Os da última temporada pareciam intermináveis, com a caçada ao objeto sobrenatural que ninguém se importava. Mas o último arco dessa jornada finalmente começou. Oliver agora está na Rússia, para cumprir a promessa que fez para Taiana. Lá, ele vai em busca da cabeça de Konstantin Kovar (Dolph Lundgren, que ainda não apareceu mas já causou aquele frio na espinha).

Oliver, que não consegue ficar longe de confusões, entra para o circuito de lutas ilegais e acaba recrutado pela Bratva, a máfia russa. Anatoly Knyazev, um dos coadjuvantes mais divertidos da série, também dá o ar da graça. Só esses elementos já são melhores que os últimos flashbacks mostrados.

arrow03

Apesar da queda de audiência na terra do Obama, o primeiro episódio da quinta temporada de Arrow mostra que o futuro pode ser bastante promissor. Só é preciso que os produtores não caiam na tentação de cagar tudo em um determinado momento. Eles já mostraram que sabem contar boas histórias. E o público começou a avisar que não tem muita paciência como antigamente.

Obs: Assim como o Flash sempre encara um velocista do mal, o Arqueiro Verde sempre tem um arqueiro do mal pela frente. Vai entender ¯\_(ツ)_/¯