Animais Noturnos (2016): final explicado e outras questões notívagas

Hoje é dia de final explicado! Disponível na Netflix e Prime Video, Animais Noturnos (Nocturnal Animals, 2016) é certamente um filme que tem potencializado as noites de insônia de muitas pessoas. Trata-se do segundo (e até agora o último) longa dirigido por Tom Ford, que traz ao seu elenco nomes de peso como os atores Amy Adams, Jake Gyllenhaal e Michael Shannon.

Na história, acompanhamos Susan Morrow (Adams), uma galerista de arte de Los Angeles, que recebe o manuscrito de um romance escrito por seu ex-marido, Edward Sheffield (Gyllenhaal). À medida que lê a história sombria e violenta do livro, sobre um homem cuja família é brutalmente atacada, Susan é forçada a confrontar seu passado.

Porém, indo além da crítica escrita à época pelo nosso querido Charles, alguns pontos de Animais Noturnos, como o seu final, valem uma explicação mais detalhada para continuarmos destrinchando tudo o que a obra pode nos oferecer

Nocturnal Animals: o que acontece no filme de Tom Ford?

Sendo assim, temos duas narrativas paralelas acontecendo no filme, mas que acabam se complementando em dado momento.

Conforme Susan começa a ler o manuscrito, ela é transportada para dentro da sombria e violenta história de Tony Hastings (também interpretado por Jake Gyllenhaal), um homem que sofre uma tragédia devastadora quando sua esposa e filha são brutalmente atacadas durante uma viagem de carro no Texas. Tony é forçado a lidar com as terríveis consequências desse evento e busca justiça com a ajuda do detetive Bobby Andes (Michael Shannon).

Enquanto Susan mergulha mais fundo na narrativa de Edward, ela é forçada a confrontar seus próprios arrependimentos e a refletir sobre o fracasso de seu casamento com ele. O livro se torna uma metáfora poderosa para a dor e o ressentimento que Edward sentiu após o fim do relacionamento deles.

Cena emblemática, quando Susan (Amy Adams) é deixada esperando no restaurante em Nocturnal Animals
Susan entendendo o livro do ex marido ao final de Nocturnal Animals. Créditos da imagem: Seamus McGarvey

O que acontece no final de Animais Noturnos? Por que Edward não apareceu?

À medida que a leitura progride, Susan percebe as conexões entre o livro e sua própria vida, e isso a leva a reavaliar suas escolhas e seu presente. Movida por uma mistura de culpa e nostalgia, Susan tenta entrar em contato com Edward e marcar um encontro para discutir o manuscrito e, possivelmente, reatar a conexão entre eles. No entanto, quando chega ao restaurante marcado, ela se vê sozinha, percebendo que Edward não aparecerá.

É curiosa a forma como Tom Ford constrói esse arco de vingança do personagem de Gyllenhaal, pois em momento algum nós o vemos em tela, no presente. Ao mesmo tempo, é ele quem acaba ditando as regras do jogo no final das contas. Numa reunião da personagem de Adams com o conselho da galeria na qual trabalha, ela se depara com um quadro com a palavra “revenge” (vingança, em inglês), não se lembrando de que foi ela mesma que comprou a obra há muitos anos atrás. Esse delicado prenúncio do que está por vir também expõe a total falta de auto avaliação da protagonista até aquele momento de sua vida.

Sem contar que, a própria Susan admite que o livro de Edward está muito bem escrito, mas isso pode ser explicado apenas como uma reação positiva ao perceber que o livro está dedicado a ela, pois, na realidade, ela só passa a entender plenamente a mensagem de Edward ao ser deixada esperando no restaurante.

Jake Gyllenhaal desempenha dois papéis no elenco de Animais Noturnos
Créditos da imagem: Seamus McGarvey

O final explicado de Animais Noturnos: Tony Hastings morre?

Sim, o personagem dentro do livro Animais Noturnos acaba morrendo com um tiro acidental, após o mesmo ter conseguido a sua vingança. No entanto, fazer uma comparação ao pé da letra entre o livro que Susan lê e a real situação de Edward dentro da história talvez não seja algo tão simples. Explico:

O fato da história do livro dentro do filme refletir a relação entre Edward e Susan e consequentemente como o personagem de Gyllenhaal processou todo o luto do fim do relacionamento pode indicar que, assim como Tony Hastings, Edward acabou morrendo de algum modo no filme.

Nesse ponto, então, uma explicação óbvia é a de que Edward morreu, mas apenas para Susan. Algo como quando uma pessoa decepcionada com a outra dia “você morreu para mim” ou “eu estou morto para você”. Desse modo, tendo superado a ex plenamente, podemos entender que é apenas para Susan que Edward está morto.

Vale à pena assistir Animais Noturnos? Aonde posso encontrar para ver?

Atualmente, você pode assistir Animais Noturnos nos serviços da Netflix e Prime Video. Trata-se de uma boa sessão, afinal, não é qualquer produção que reúne tantos nomes de peso em uma obra tão envolvente. Além disso, é o último longa que Tom Ford trabalhou até o momento, o que é uma pena pois era bem nítida a impressão de que estávamos presenciando o crescimento de um grande diretor. Ainda no forte elenco de Nocturnal Animals, temos atores como Aaron Taylor-Johnson, Isla Fisher, Armie Hammer, Laura Linney e Michael Sheen.