Após sua corrida nos cinemas e muitos elogios da crítica, A Morte do Demônio: A Ascensão (Evil Dead Rise) pode ser conferido no streaming HBO Max (assista aqui) e, de fato, trata-se de uma ótima sessão do mais puro suco de sangue como indica a crítica da Becky – leia aqui.
Evil Dead Rise se passa em outro universo dos demais filmes da franquia?
Neste filme, os personagens precisam lidar com o Naturon Demento, que na verdade é apenas uma das três versões do livro dos mortos. A configuração fica assim:
- Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981) – Morturom Demonto. Nesta versão, você pode derrotar o demônio queimando a pessoa ou mesmo enterrando-a enquanto possuída;
- Uma Noite Alucinante 2 (1987) – Necronomicon Ex-Mortis. Aqui, não adianta enterrar ou queimar a pessoa possuída. Além disso, se você desmembrar o capeta, as partes do corpo ainda continuam se movimentando;
- Uma Noite Alucinante 3 (1992) – Necronomicon Ex-Mortis novamente.
- A Morte do Demônio (2003) – Morturom Demonto, repetindo o nome do livro do primeiro filme no reboot.
- A Morte do Demônio: A Ascensão (2023) – Naturon Demento.
Especula-se, então, que a produção mais recente possa se passar em outro universo. Porém, o fato de ser apenas uma de três versões dá brecha narrativa para que mais longas possam ser encaixados no mesmo balaio, compartilhando assim um universo cinematográfico. Será que rola?
É certo que o longa contará com mais filmes: a bilheteria de A Ascensão arrecadou cerca de US$ 146 milhões mundialmente para um orçamento de apenas US$ 12 mi.
Por que diabos Danny foi buscar o Naturon Demento?
Pode parecer pura burrice e impulso adolescente – o que não deixa de ser – mas, além disso tudo, vale ressaltar as motivações para que Danny (Morgan Davies) tenha ido até os escombros para pegar um livro que arruinaria toda sua família. Trata-se de uma família muito pobre, não à toa, moram num prédio praticamente em ruínas. Então quando ocorre o terremoto que acaba revelando o local onde o livro está guardado, Danny acaba vendo ali também uma oportunidade de ascensão financeira para a família, pois o local antes escondido foi um banco há muito tempo. Assim, o garoto estava supondo que alguma relíquia (e futuro ganho financeiro) sairia dali.
Para onde foi o pai?
Uma falta mencionada ao longo da trama é a ausência do pai das crianças e agora ex-marido de Ellie (Alyssa Sutherland). Como ainda não sabemos o final enquanto assistimos, há uma certa expectativa para que essa figura paterna apareça em algum momento, o que não ocorre. Vale então mencionar que, mesmo não sendo um filme com viés claramente político, A Morte do Demônio: A Ascensão lança algumas reflexões através de seu terror violento e uma delas é a solidão imputada às mulheres. Assim como o pai das crianças some para nunca mais dar notícias, também temos o drama da irmã de Ellie e tia das crianças, Beth (Lily Sullivan), que vai até a família em busca de consolo por ter engravidado – aparentemente, sem saber quem é o pai ou, no mínimo, sem poder contar com o sujeito para participar da vida do vindouro filho.
Esgarçando um pouco mais essa visão social para com a obra, vale mencionar que a solidão imputada é também de ordem financeira: o prédio no qual a família e os vizinhos moram está em ruínas, a mãe trabalha num local inadequado e com condições adversas para seus filhos, e a presença do Estado para o auxílio dessas mazelas é praticamente zero.
O final (ou início) explicado de A Morte do Demônio: A Ascensão
Uma vez que o filme demora toda sua fita para estabelecer a conexão com o visceral início, podemos estabelecer algumas coisas. Primeiro, e mais óbvio, é que Jessica, a garota possuída na introdução, é ninguém menos que uma moradora do mesmo decrépito condomínio habitado por Ellie e sua família. Ao ver toda a carnificina promovida no final, com direito àquela criatura formada por todos os corpos que mais parece o Rei dos Ratos de The Last of Us – Part II, Jessica acaba sendo possuída antes de ir para a cabana apresentada na intro.
O que esperar de uma sequência?
O principal a ser considerado para uma sequência é que temos uma potencial nova personagem para fazer a vez de Ash no lugar de Bruce Campbell: Beth é uma figura pra lá de badass que, além de agora precisar proteger a criança em seu ventre, também tem a sobrinha Kassie (Nell Fisher) para cuidar. Isso porque o Naturon Demento continua no condomínio, sem ter sido destruído até então.
Outra linha narrativa a ser explorada, e isso poderia correlacionar a sequência de A Ascensão com os eventos do original de 1981 (devido aos eventos ocorridos em uma cabana), é a de Jessica e Teresa, sendo que a primeira está possuída e prestes a fazer a amiga em pedaços (lembrando que ela já havia sido escalpada).