Steve Harwell, ex-vocalista do Smash Mouth, faleceu aos 56 anos, aponta o TMZ.
Harwell estava com insuficiência hepática, e os médicos haviam dito que ele havia apenas algumas semanas de vida. Ele faleceu na manhã desta segunda-feira (4), em sua casa em Boise, em Idaho, de forma pacífica e confortável.
Segundo o Manual da Saúde para a Família, a insuficiência hepática é causada por um distúrbio ou substância que lesiona o fígado. Dentre os sintomas temos, acúmulo de líquido dentro do abdômen (ascite) e uma tendência à formação de hematomas e sangramentos. Grande parte das pessoas com a doença apresenta icterícia (pele e olhos amarelos), cansaço e fraqueza e perda de apetite. O tratamento normalmente envolve o controle do consumo de proteína, a limitação de sódio na dieta, a interrupção completa do consumo de bebidas alcoólicas e o tratamento da causa. Porém, às vezes o transplante de fígado é necessário.
Steve Harwell também havia sido diagnosticado com cardiomiopatia há 8 anos, o que levou a outros problemas médicos, como insuficiência cardíaca e encefalopatia de Wernicke, uma condição que afeta suas funções motoras, incluindo fala e memória. Ele também lutou contra o abuso de drogas, o que contribui ainda mais para sua crise de saúde.
Membro fundador do Smash Mouth, a banda ficou mundialmente famosa nos anos 2000 por músicas como “All-Star” e “I’m a Believer”, esta última esteve no filme “Shrek”. ‘Walkin’ On the Sun,’ ‘Then the Morning Comes,’ ‘Can’t Get Enough of You Baby,’ ‘Pacific Coast Party’ e ‘Why Can’t We Be Friends’ são outras faixas da banda que tiveram algum destaque.