No próximo mês, a Lagunitas vai lançar o “Lagunitas De Quintal”, projeto musical com a participação de nomes da cena indie brasileira, como Beeshop (projeto solo do Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno), Deadfish, Raquel, Ana Canãs, Jadsa e Sugar Kane. Como o nome sugere, o EP foi desenvolvido no quintal, assim como a cervejaria Lagunitas, que nasceu como um projeto caseiro na cidade de Petaluma, na Califórnia.
O disco produzido por Chuck Hipolitho e Alexandre Capilé, sócios do Estúdio Costella, contará com seis faixas exclusivas – sendo quatro inéditas e duas releituras – e promete agradar os amantes de indie rock, indie pop, hardcore e punk rock. Os bastidores das gravações do EP podem ser acompanhados no Instagram das bandas, artistas e, claro, no de Lagunitas (@LagunitasBeerBr ).
As bandas foram escolhidas com base em um histórico de sucesso e colaboração nas cenas musicais. O Dead Fish, por exemplo, é considerado uma lenda, visto por muitos como a principal banda independente do Brasil. Já a Sugar Kane é uma centralizadora e tem uma cena própria em volta, conta com integrantes presentes em vários outros projetos. Ana Cañas é um nome forte da MPB, mas sempre presente em circuitos independentes. Já a Jadsa traz o experimentalismo entre o indie rock e o soul entre camadas de guitarra e percussão discreta. Beeshop é um dos pseudônimos de Lucas Silveira, vocalista da Fresno, um dos maiores fenômenos da música independente brasileira. Raquel completa o projeto trazendo o seu talento já conhecido, mas aliado ao frescor de seu novo momento de carreira, agora de maneira solo.
Na Califórnia, garagens, porões e quintais estão sempre altamente ocupados e, por isso, deram origem a grandes ideias e projetos – de empresas de tecnologia a fabricantes domésticos – várias inovações aparecem nestes espaços, inclusive bandas icônicas que, no início de suas histórias, usaram esses espaços para ensaiar. Apesar do quintal ser um dos ambientes mais tradicionais e queridos do Brasil, aqui a expressão “de quintal” tem sido banalizada, sendo sinônimo de um trabalho mal feito. E a Lagunitas, como boa californiana nascida dentro de uma casa na cidade de Petaluma, quer ressignificar essa expressão.
“De quintal” estará disponível em todas as plataformas digitais a partir de novembro. A idealização e execução do projeto conta com a assinatura da Agência Lema, à frente do desenvolvimento da estratégia e execução de projetos em brand PR da marca.