Recém-chegada na Netflix, a minissérie Sob a Escuridão do Sol tem chamado a atenção pela sua quantidade enorme de reviravoltas na trama para uma novela de apenas seis episódios.
A trama mostra uma jovem mãe fugindo do passado, que se depara com uma oportunidade de reconstruir a vida ao conseguir trabalho em um famoso campo de flores em Provence. No entanto, após a morte misteriosa do patriarca da empresa, ela se torna a principal suspeita. Enquanto lida com uma avalanche de acusações, a jovem faz uma descoberta chocante: ela é beneficiária da herança do falecido e tem conexões profundas com essa família abastada.
Após a crítica, selecionamos algumas curiosidades da série Sob a Escuridão do Sol que possa lhe interessar. Vamos lá:
Isabelle Adjani: a rainha de Sob a Escuridão do Sol
Isabelle Adjani rouba a cena na novela francesa em diversos momentos, fazendo uma vilã soberba e misteriosa ao mesmo tempo. Para além de sua personagem, os assinantes da Netflix puderam acompanhar sua performance na série O Casal Perfeito, composta por um elenco estrelado e que já possui 2ª temporada confirmada.
Uma verdadeira scream queen
Adjani também é uma digníssima scream queen, tendo brilhado em filmes de terror como Nosferatu: O Vampiro da Noite (1979), Possessão (1981) e O Inquilino (1976, de Roman Polanski)
Título explicado na tatuagem e dramas da personagem
O título pode ser explicado de acordo com dois fatores. O sol se ilustra nas tatuagens desenhada nas costas da antagonista, vista pelo filho de Alba (Ava Baya) no momento de seu sequestro. Já a escuridão representa toda a mágoa que a personagem guardou por anos devido à injustiça imputada contra a mãe.
Qui sème le vent
O título original, em francês, é Qui sème le vent. Numa tradução livre para o português, o significado seria “Quem semeia o vento”, o que remete ao provérbio “quem semeia o vento, colhe tempestade”, refletindo bem o tom trágico e cheio de reviravoltas da trama.
História real?
Embora a família Lasserre seja fictícia, a série reflete um cenário real de cultivo de flores em Grasse, Provence, usado por marcas famosas como Chanel Nº 5. Os bastidores também abordam temas pesados como exploração de trabalhadores migrantes
Ambientação em Provença
A série foi filmada principalmente na Provence-Alpes-Côte d’Azur, com cenas também em Éze (nas colinas acima da Riviera Francesa) e no Domaine des Aspres, uma propriedade próxima ao Cap d’Antibes. Parte do enredo ainda conta com imagens panorâmicas e estúdios em Nice.
Em Sob a Escuridão do Sol o tema da essência fica um tanto esquecido, mas caso você queira assistir Perfume: A História de um Assassino (2006), certamente terá uma boa abordagem sobre o tema.
Crítica e final de Sob a Escuridão do Sol
A crítica de um modo geral tem chamado atenção como pontos positivos da série a ambientação e as atuações de Ava Baya e Isabelle Adjani. Os pontos negativos ficam por conta da narrativa acelerada e o final um tanto decepcionante para alguns. E você, o que achou? Nos diga nos comentários!