História real? Pssica - série nacional da Netflix ambientada no Pará- Fatos e curiosidades História real? Pssica - série nacional da Netflix ambientada no Pará- Fatos e curiosidades

Pssica: 8 fatos e curiosidades da série Netflix

A nova série brasileira da Netflix, Pssica, chegou esta semana e já vem chamando atenção do público assinante do streaming pela sua história cheia de conflitos sociais, além da sua ambientação que leva em conta as particularidades da terra de Joelma e da banda Calypso: o estado do Pará. A seguir, selecionamos fatos e curiosidades da produção para você conferir.

Em Pssica, acompanhamos a jornada de Janalice, uma jovem do interior do Pará que é enganada com a promessa de um futuro melhor e acaba vítima de tráfico humano. Entre Belém, Marajó e a Guiana Francesa, sua história se cruza com personagens marcados pela violência, exploração e miséria, revelando um submundo onde a vida vale pouco.

1. Cidade de Deus do Pará

O envolvimento de Fernando Meirelles na produção rendeu análises de muitos portais que comparam Pssica a uma espécie de Cidade de Deus paraense, uma vez que Meirelles é o grande responsável pelo longa de 2002, considerado por muitos como o melhor filme de todos os tempos. Ao longo da série, inclusive, o personagem apelidado de Preá passa a exigir que os outros o chamem pelo seu nome, Jonas, através de frases de efeito – fazendo referência à celebre frase de Cidade de Deus quando Dadinho “se torna” Zé Pequeno.

2. Adaptação da obra de Edyr Augusto

A série da Netflix é uma adaptação da obra de Edyr Augusto, publicada em 2015 pela Boitempo Editorial. O romance tem 96 páginas, é em formato de brochura e apresenta uma narrativa intensa e veloz

3. Pssica é uma história real?

Não é uma história real, mas poderia ser: a história de Pssica escrita pelo autor Edyr Augusto é fortemente inspirada na realidade social vivida pela população na região norte do Brasil.

4. Significado da expressão “Pssica”

“Pssica” é uma palavra da gíria regional paraense, que significa “azar” ou “maldição”. O autor justifica a grafia com dois “s” justamente para evocar o som sibilante da expressão. Essa expressão acaba sendo a atmosfera de todos os personagens, ligando a palavra e seu significado de má sorte ao destino de cada um.

5. Trabalho de estreia de atriz protagonista

Este é o primeiro trabalho da jovem atriz paraense Domithila Cattete, que interpreta a protagonista Janalice.

6. Atriz que vive Mariangel em uma nova adaptação na Netflix

Antes de Pssica, a atriz colombiana Marleyda Soto esteve na série Cem Anos de Solidão, também da Netflix, que adapta a lendária obra de Gabriel García Márquez – já com 2ª temporada confirmada. Assista aqui.

7. 2ª temporada de Pssica vai acontecer?

Aparentemente, a história desses personagens estão concluídas, mas um bom desempenho de audiência na Netflix pode mudar as coisas. Um fato curioso é que, na adaptação, apesar de não haver uma continuidade na história de Janalice e outros personagens de Pssica, o autor insere referências e menções em outras obras como Moscow (2015).

8. Outras obras de Edyr Augusto

Se você gostou de Pssica, pode se interessar por outros livros dele que têm temas e tons semelhantes, como:

  • Moscow (2015) – também aborda tráfico humano, mas com uma trama diferente.

  • Selva Concreta (2004) – mostra o submundo criminoso de Belém.

  • Casa de Caba (2004) – explora corrupção e exploração sexual.

Inclusive, Edyr costuma dizer em entrevistas que seus livros formam uma espécie de “painel do submundo amazônico”, mas sem criar sagas ou continuações explícitas.