Presa (Prey, 2024): 10 Fatos e Curiosidades do filme no Kalahari

Sucesso no Prime Video, o filme Presa (Prey, 2024) conta a história de um casal de missionários cristãos que se veem obrigados a deixar sua estação no deserto do Kalahari após a ameaça de sequestro por parte de um grupo extremista. A seguir, selecionamos 10 fatos e curiosidades do longa de Mukunda Michael Dewil. Confira:

1. Diretor de Prey assina o roteiro de todos os seus filmes

O diretor Mukunda Michael Dewil assina o roteiro de todos os filmes que dirigiu, sendo cinco longas no total. Ele já possui dois projetos em visto, sendo um deles (The Patient) no estágio de pós-produção.

2. Kalahari, Prey ou Presa: afinal, qual é o título do longa?

Se pesquisarmos no agregador de dados do IMDB, o filme está com o título de Kalahari para seu lançamento no Brasil, enquanto Prey é a sua denominação para diversos outros países. No entanto, ao acessar o Prime Video através da versão em PT-BR da plataforma você se depara com o título Presa para o filme.

3. Não confundir Presa com filme da franquia Predador

Apesar de também envolver caçada e luta por sobrevivência, não confunda este com o filme O Predador: A Caçada (2022), cujo título original também é Prey.

4. Baixa avaliação de Prey: e daí?

Apesar de baixa avaliação no IMDB e críticas negativas, o filme ficou por vários dias entre os mais vistos no Prime Vídeo inclusive como #1.

5. O que é o Kalahari?

O deserto de Kalahari está localizado no sul da África, abrangendo partes de Botsuana, Namíbia e África do Sul. É uma vasta região semiárida, com uma área de aproximadamente 900.000 km². O nome “Kalahari” vem da língua tsuana e significa “o lugar da grande sede”.

6. Elenco de Presa já testado pelo diretor

Dewil já havia dirigido Ryan Phillippe em Collide (2022)., e já havia dirigido Emile Hirsch em The Immaculate Room (2022).

7. Contrastes e semelhanças entre personagens deste com de outros filmes

Chama atenção que, se pensarmos na carreira dos três principais nomes no elenco de Prey, personagens do passado venham à tona para contrariá-los de algum modo:

  • Ryan Phillippe: quem não se lembra do babaca Sebastian de Segundas Intenções (1999)? Em Presa, o ator está num lado diferente, agora como um missionário cristão;
  • Mena Suvari: enquanto em Kalahari ela interpresa uma fiel cristã, esposa do personagem de Phillippe, Mena Suvari abalou corações e casamentos como objeto de pecado em American Pie e Beleza Americana, ambos de 1999.
  • Emile Hirsch: enquanto dá vida a um piloto desonesto neste filme e se mostra totalmente em desacordo com as questões ambientais, o ator viveu uma antítese disso no cultuado Na Natureza Selvagem (2007).

8. Motivo da queda do avião no Kalahari

O contrabando do personagem de Hirsch, chifres de rinocerontes (algo abominável, além de ilegal), é o motivo da queda do avião no começo do filme devido ao excesso de peso transportado.

9. Erro médico no Kalahari

O tratamento adequado para picada de cobra começa mantendo a parte do corpo atingida abaixo do nível do coração. Nunca se deve cortar o local da picada, especialmente por cima da roupa, pois isso pode levar fibras do tecido para dentro do ferimento e causar infecção. Mesmo em uma situação de emergência, o personagem principal é médico e deveria saber desse cuidado básico.

10. Muito macho na alcateia

Uma alcateia de leões é composta por um leão macho adulto e um grupo de fêmeas, não por vários machos adultos. Leões machos jovens abandonam sua alcateia para formar seus próprios grupos, ou são expulsos pelo macho alfa. Leões machos adultos jamais se tolerariam na mesma alcateia.

11. [Bônus] Aonde está a arma em Presa (Prey)?

Aos 01h02min de filme, enquanto os membros da gangue dormiam, uma arma foi encostada no avião. Mas, segundos depois, um deles segurava a arma enquanto ainda dormia.