The Batman
Listas

Por que The Batman, de Matt Reeves, vai ser foda

Márcio Bastos

28 ago, 2020

Uma figura como o Batman sempre vai gerar controvérsias em seus filmes. Isso por que são inúmeros os “vigilantes” que trazem uma visão muito particular do personagem. É a velha história de “no meu Batman ninguém mexe”. Com o trailer de The Batman exibido na DC FanDome acirrando discussões esta semana, nós do Cosmo reforçamos mais uma vez nosso entusiasmo com todas as decisões que a Warner/DC vem tomando acerca deste projeto. Diante disso, separamos para você alguns motivos que sugerem que a próxima aparição do Homem-Morcego nas telas tem tudo para ser sensacional.

The Batman

1  Matt Reeves

Antes de criticar escolha de ator ou qualquer outra coisa é sempre bom saber quem é o autor da obra. E aqui, colega, temos à frente Matt Reeves. Para os que não conhecem o trabalho de Reeves, o cineasta chamou muita atenção em filmes mais recentes como Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) e Planeta dos Macacos: A Guerra (2017). Certamente, produções que o credenciaram com folga a embarcar na desafio que é dirigir um filme com um personagem tão denso e cheio de possibilidades como o Batman.

The Batman

2  Abordagem do Homem-Morcego

Reeves não esconde nas entrevistas o entusiasmo em ter nas mãos um personagem como o Cavaleiro de Gotham para trabalhar. Por sinal, quando fala de seu filme, o diretor destaca bastante o protagonista e não os vilões. O que sugere que aqui quem roubará a cena não será um dos inimigos da galeria do herói da DC, mas o próprio herói, que talvez pela primeira vez nos cinemas ganhará uma abordagem mais profunda. Podemos ver um pouco disso no trailer, que já sugere um Batman danificado psicologicamente, consequência de seus traumas e sua dura e solitária rotina de combate ao crime.

Vale ressaltar que teremos uma abordagem mais detetivesca do personagem (essa sim inédita nas telas). Por sinal, um traço muito relevante do morcegão.

The Batman

3  Gotham e suas camadas

Foi anunciado que uma série derivada do filme de Matt Reeves (na qual ele será produtor) será desenvolvida pela HBO Max. Nela, serão abordadas questões sociais, dando destaque ao departamento de polícia de Gotham, não poupando a corrupção envolvida também nesse meio. Isso sugere que, ao lado de Batman, Reeves também está interessado em explorar as possibilidades de uma cidade tomada pelo crime e mergulhada na depressão, tornando-a outro personagem dentro do enredo.

The Batman

4  Saga solo

Nada contra os universos compartilhados de heróis, mas já foi confirmado que The Batman terá uma linha temporal completamente à parte das outras produções da Warner/DC. O que pode frustrar muita gente, pode também ser analisado como algo positivo. Assim como fez Christopher Nolan em sua trilogia, aqui não teremos distrações e o foco poderá ser inteiramente na ascensão do Cavaleiro das Trevas – que no filme se encontra ainda em seu segundo ano de combate ao crime – e sua galeria de vilões que surgirão pelo caminho.

The Batman

5  Sim, Robert Pattinson

Fãs de quadrinhos sabem muito bem que já tivemos várias versões do Homem-Morcego. E pra você que critica a escolha de Robert Pattinson por ele não ser um monstro fisicamente, cabe lembrar que o personagem nas mãos do quadrinista Neal Addams já teve sua versão mais esquia. Por sinal, Addams foi quem revitalizou nos anos 70 o personagem trazendo histórias mais adultas e sombrias.

Quanto a Pattinson, saiba que ele não fez apenas a saga Crepúsculo. Muito pelo contrário! Depois da saga teen dos vampiros, suas escolhas o afastaram do mainstream, possibilitando que mergulhasse em projetos independentes mais ousados e que exigiam mais dele como ator. Escrevemos inclusive sobre alguns filmes em que o novo Bruce Wayne/Batman mostra que tem muito talento (leia aqui).

The Batman

6  Restante do elenco

Não dá pra deixar de mencionar o quanto tá sensacional a escolha desse elenco. Mesmo com a saída de Jonah Hill (pra mim, o Pinguim perfeito), teremos Colin Farrell (Pinguim), Andy Serkis (Alfred), Jeffrey Wright (Gordon), Paul Dano (Charada), Zoë Kravitz (Mulher-Gato), John Turturro (Carmine Falcone), Peter Sarsgaard (procurador Gil Colson) e Barry Keoghan (oficial Stanley Merkel). Uma reunião maravilhosa, com talentos de sobra a serviço de Reeves.

Ainda sem botar fé no futuro do Bátima nos cinemas? Faça isso não! Abra seu coração que com tantas notícias favoráveis, acredito que, no mínimo, você precisa dar o benefício da dúvida para a produção. Eu já tô surfando nesse hype faz tempo e digo sem medo: vai ser foda!

Pra quem já assistiu ao trailer 382 vezes, taí a chance de ver mais uma:

The Batman tem estreia marcada para outubro de 2021.

Deixe um comentário